Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
DATA: 17/03/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

O desenvolvimento do pensamento crítico na formação de enfermeiros mediante uma intervenção de ensino

Enfermagem; Educação em enfermagem; Pensamento.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Pensar criticamente requer utilizar todo o conhecimento produzido até o momento, bem como buscar por fontes que alimentem o rol de conhecimentos novos e saber direcioná-los para as situações de aplicação prática, com capacidade de avaliação única para cada caso. Isso caracteriza um grande desafio para os cursos que se propõem a desenvolver tais atributos, que direcionam para uma formação contínua ao longo de toda vida. Nesse contexto, a promoção do pensamento crítico em estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem tornou-se uma das tarefas mais imperativas para o ensino neste nível, que deveria constituir um objetivo comum a todos os cursos que se propõem a formar enfermeiros. Espera-se que o profissional enfermeiro seja capaz de desenvolver o pensamento crítico aplicado ao problema do momento, de forma que a assistência prestada ao paciente seja adequada, independente da situação que se apresenta e suas adversidades. Frente a essas afirmações vale questionar se uma estratégia de ensino por meio de elaboração de Mapas Conceituais associada a estudos de casos favorece o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes de graduação em Enfermagem para alcance satisfatório e garantido do raciocínio clínico. Para responder esse questionamento o presente estudo pretende comparar o nível de pensamento crítico desenvolvido entre duas propostas distintas de formação superior em Enfermagem referente ao conteúdo específico de Suporte Avançado de Vida. Trata de um estudo experimental, randomizado, duplo-cego com delineamento antes-depois a ser realizado com os estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem de duas instituições públicas de ensino superior de distintas regiões brasileiras. Este projeto foi submetido à apreciação ética conforme Resolução nº. 466/12 do Conselho Nacional de Saúde com parecer favorável número 752.501 e CAAE número 33917214.9.0000.5537. A coleta de dados encontra-se em andamento, com uso de um instrumento validado e aplicado mundialmente, o California Critical Thinking Skills Test, complementada por um questionário socioeconômico. Preliminarmente, numa análise filosófica e conceitual como subsídio teórico para sustentação do estudo, a Teoria da Ação Comunicativa de Jurgen Habermas apresentou postulados teóricos para promoção do pensamento crítico no ensino de graduação em Enfermagem ao considerar a consciência moral, o discurso coerente e receptivo, dentro de um contexto situacional e estratégias dialéticas propícias. Da mesma forma, dados de revisões sistemáticas de literatura apontaram que a Prática Baseada em Evidências consiste na intervenção de ensino que mais favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, avaliado por diferentes instrumentos de mensuração, com destaque para os California Critical Thinking Skills Tests.

Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externo à Instituição - ANA LUISA PETERSEN COGO - UFRGS
Presidente - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Interno - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS