Banca de DEFESA: MARIA DAS GRAÇAS MARIANO NUNES DE PAIVA

DISCENTE: MARIA DAS GRAÇAS MARIANO NUNES DE PAIVA
DATA: 24/11/2015
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Análise de conteúdo e validação clínica do diagnóstico de enfermagem Autocontrole Ineficaz da Saúde

Estudos de validação. Diagnóstico de Enfermagem. Diálise Renal. Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O objetivo do estudo é analisar o conteúdo e as medidas de acurácia do diagnóstico de enfermagem Autocontrole Ineficaz da Saúde em pacientes submetidos à hemodiálise. Estudo do tipo metodológico, desenvolvido em duas etapas, a saber: análise de conteúdo por juízes e acurácia dos indicadores clínicos. Na primeira etapa, 22 juízes avaliaram a definição e localização do diagnóstico, indicadores clínicos e fatores etiológicos e suas definições conceituais e empíricas. Utilizou-se o teste binomial para avaliar a concordância entre os juízes. Na segunda etapa, utilizou-se o modelo de classe latente para a inferência diagnóstica. Pesquisa aprovada pelo Comitê de ética, sob o Parecer no 387.837 e CAAE 18486413.0.0000.5537. Os resultados mostram que os juízes avaliaram como pertinentes 12 indicadores clínicos e 22 fatores etiológicos. Propuseram alteração da nomenclatura de cinco indicadores clínicos e seis fatores etiológicos e a transposição de um indicador clínico para fator etiológico e três fatores etiológicos para indicadores clínicos. Nas definições conceituais e empíricas, os juízes julgaram como não pertinentes as definições conceitual e empírica de um indicador clínico e definições conceituais de dois fatores etiológicos e definições empíricas de quatro fatores etiológicos. Ainda, foram sugeridas alterações nas definições conceitual e empírica de dois indicadores clínicos, nas definições conceituais de 12 fatores etiológicos e em definições empíricas de 11 fatores etiológicos. Os indicadores clínicos analisados na primeira etapa foram validados clinicamente em pacientes submetidos à hemodiálise. Os indicadores clínicos mais frequentes foram Alterações de exames laboratoriais (100%) e Escolhas de vida diária ineficazes para atingir metas de saúde (81%) e, três fatores etiológicos apresentaram maior frequência, são eles: Fatores sociodemográficos desfavoráveis (94,5%), Crenças (79%) e Comorbidades (77,5%). A partir do Modelo de Classe Latente, foi estimada a prevalência do diagnóstico em 66,28%. Os indicadores clínicos que apresentaram as melhores medidas de acurácia para a sensibilidade do diagnóstico de enfermagem Autocontrole Ineficaz da Saúde foram: Escolhas de vida diária ineficazes para atingir metas de saúde e Expressão de dificuldade com os regimes prescritos. Por sua vez, os indicadores clínicos Uso inadequado de medicamentos, Não Expressão de desejo de controlar a doença, Comparecimento irregular às sessões de diálise e Infecção foram mais específicos quanto ao referido diagnóstico. Não adesão ao tratamento foi o único indicador que apresentou intervalos de confiança com significância para sensibilidade e especificidade. Deste modo, o indicador clínico Não adesão ao tratamento é mais preciso e fidedigno quanto à inferência do diagnóstico de enfermagem Autocontrole Ineficaz da Saúde na clientela hemodialítica. Assim, acredita-se que o aprimoramento dos componentes do diagnóstico de enfermagem em questão, irá contribuir para a elaboração de intervenções de enfermagem mais fidedignas ao estado de saúde do indivíduo em hemodiálise, proporcionando um cuidado mais qualificado cientificamente.

Interno - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA