Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLE CHRISTINE MARINHO DE OLIVEIRA

DISCENTE: ISABELLE CHRISTINE MARINHO DE OLIVEIRA
DATA: 15/09/2015
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Validação de protocolo assistencial de enfermagem para detecção precoce e prevenção de infecções hospitalares a pessoas com AIDS.

Protocolos. Síndrome da imunodeficiência adquirida. Infecção Hospitalar. Cuidados de Enfermagem. Hospitalização. Estudos de Validação.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) ainda consiste em um dos grandes problemas contemporâneos de saúde pública mundial devido ao elevado número de pessoas infectadas. A presença de comorbidades e a imunossupressão nas pessoas que vivem com HIV/AIDS, quando internadas, acarreta em maior risco de infecção hospitalar grave, o que tem levado a altas taxas de morbimortalidade. Esse aspecto exige dos profissionais, principalmente os da enfermagem, cuidados complexos e tomadas de decisão imediatas pautadas em evidências científicas. Assim, esse estudo tem como objetivo validar o conteúdo do protocolo assistencial de enfermagem para detecção precoce e prevenção de infecções hospitalares a pessoas com AIDS. Trata-se de um estudo do tipo metodológico com abordagem quantitativa, em desenvolvimento, com o intuito de elaborar e validar o conteúdo de um protocolo assistencial de enfermagem com vistas à detecção precoce e prevenção de infecções hospitalares em pessoas com AIDS. O desenvolvimento dessa pesquisa ocorrerá em duas etapas: a primeira constou da elaboração do protocolo fundamentado nas evidências extraídas de uma revisão integrativa da literatura e de modelos operacionais existentes. Quanto à segunda etapa, refere-se à validação de conteúdo, a qual será realizada após a qualificação. A operacionalização da validação de conteúdo do instrumento acontecerá por meio da técnica de Delphi composta por um grupo de juízes. Estes analisarão os critérios de utilidade/ pertinência, consistência, clareza, objetividade, simplicidade, aplicabilidade, atual, vocabulário, precisão e sequência de instrução dos tópicos. Os dados obtidos serão analisados pela equivalência, a correlação será obtida através do coeficiente de Kappa e índice de validade de conteúdo. Os dados serão tabulados em uma planilha eletrônica do Microsoft Excel® 2010, em seguida, importados para um software estatistico. Os dados serão analizados por meio de estatística descritiva e analítica. Os resultados parciais foram sintetizados no artigo intitulado “Assistência de enfermagem ao paciente com AIDS em risco de infecção hospitalar: revisão integrativa”, e na proposta de protocolo assistencial de enfermagem para detecção precoce e prevenção de infecções hospitalares a pessoas com AIDS. Cabe destacar que todas as etapas da pesquisa seguem os preceitos éticos da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Tendo sido submetido à Plataforma Brasil e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Interno - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA