Banca de DEFESA: ANNA LIVIA DE MEDEIROS DANTAS

DATA: 17/12/2014
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Estudo do Domínio segunça/proteção em pacientes de unidade de Terapia Intensiva

Saúde; Terapia intensiva; Diagnósticos de enfermagem; Segurança; Proteção.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O estudo objetivou analisar os diagnósticos de enfermagem do domínio segurança e proteção da NANDA Internacional presentes nos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva. Trata-se de um estudo transversal, realizado no complexo de terapia intensiva de um hospital universitário no Nordeste do Brasil. A pesquisa ocorreu em duas etapas. A primeira etapa consistiu na coleta de dados, por meio deum formulário de entrevista e de exame físico, com 86 pacientes internados, durante os meses de dezembro de 2013 a maio de 2014. Planilhas foram construídas no Software Microsoft Office Excel 2010, nas quais foram assinaladas pela pesquisadora deste estudo presença ou ausência das características definidoras, fatores relacionados e fatores de risco dos 31 diagnósticos estudados. Na segunda etapa, realizada entre julho e agosto de 2014,as planilhas foram enviadas a três diagnosticadores, previamente treinados, para a realização da inferência diagnóstica. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, com auxílio do IBM SPSS Statistic versão 20.0 for Windows. O projeto recebeu parecer favorável no 440/414 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética no22955113.2.0000.5292.  Os resultados apontaram a presença de 29 diagnósticos de enfermagem do domínio segurança/proteção na clientela internada em Unidade de Terapia Intensiva, dentre os quais cinco estiveram presentes em 100% dos pacientes, a saber: risco de contaminação, risco de lesão, risco de quedas, risco de resposta alérgica e risco de trauma. Os diagnósticos que apresentaram frequência superior a 50% foram: risco de infecção, risco de olho seco, risco de envenenamento, risco de trauma vascular, integridade da pele prejudicada, dentição prejudicada, risco de sangramento, risco de desequilíbrio na temperatura corporal, risco de lesão por posicionamento perioperatório, integridade tissular prejudicada, risco de disfunção neurovascular periférica, risco de resposta adversa ao meio de contraste com iodo, risco de choque e risco de aspiração. Para estes diagnósticos, foram identificados 35 fatores de risco, 11 características definidoras e 3 fatores relacionados que apresentaram associação estatística significativa com os diagnósticos estudados.  Para os diagnósticos risco de contaminação, risco de lesão, risco de quedas, risco de resposta alérgica, risco de trauma, risco de infecção, risco de olho seco e risco de envenenamento não houve associação com nenhuma de suas características. Conclui-se que a maioria dos diagnósticos de enfermagem do domínio segurança/proteção apresentam-se prevalentes nos pacientes críticos, com atenção especial para os diagnósticos de risco. Ocorreu associação significativa entre esses diagnósticos e seus componentes. Destaca-se, assim, que o levantamento desse perfil contribui com pistas relevantes para a inferência dos diagnósticos de enfermagem prioritários do domínio segurança/proteção na população estudada, auxiliando a práxis da enfermagem e estimulando o conhecimento a respeito do assunto.

Externo ao Programa - 3149599 - ANA CRISTINA ARAUJO DE ANDRADE
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externo à Instituição - RAFAELLA PESSOA MOREIRA - UNILAB
Notícia cadastrada em: 27/11/2014 11:39