Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA LIVIA DE MEDEIROS DANTAS

DISCENTE: ANNA LIVIA DE MEDEIROS DANTAS
DATA: 14/11/2014
LOCAL: Departamento de Enfermagem

ESTUDO DO DOMÍNIO SEGUNÇA E PROTEÇÃO EM PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Saúde; Terapia intensiva; Diagnósticos de enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O estudo objetivou analisar os diagnósticos de enfermagem do domínio segurança e proteção da Nanda Internacional presentes nos pacientes internados em unidade de terapia intensiva. Trata-se de uma pesquisa transversal, realizada no complexo de terapia intensiva de um hospital universitário localizado no Nordeste do Brasil. O estudo ocorreu em duas etapas. A primeira etapa consistiu na coleta de dados, por meio de um formulário de entrevista e de exame físico, com 86 pacientes internados no referido complexo. A coleta ocorreu durante os meses de dezembro de 2013 a maio de 2014. Para a organização e análise dos dados foram construídas planilhas no Software Microsoft Office Excel, que identificaram a presença ou ausência das características definidoras e fatores relacionados/fatores de risco, para os diagnósticos em estudo. Na segunda etapa, realizada dos meses de julho e agosto de 2014, as planilhas foram enviadas a três diagnosticadores, previamente treinados, para a realização da inferência diagnóstica. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial,e discutidos de acordo com a literatura pertinente ao tema.O Projeto de Pesquisa foi apreciado pelo Comitê de Ética da instituição responsável pela pesquisa, com parecer favorável no 440/414 e  Certificado de Apresentação para Apreciação Ética no 22955113.2.0000.5292.  Os resultados até o momento mostraram que a maioria dos pacientes era do sexo feminino, cor parda, economicamente desfavorecido e com idade média de 53,4 anos. Foram identificadas 74 características definidoras relacionadas principalmente a problemas na pele, temperatura, respiração, recuperação cirúrgica. Conclui-se, até o momento, que as características definidoras envolviam principalmente as classes infecção e lesão física da Nanda Internacional. Destaca-se, assim, que o levantamento desse perfil constitui pistas relevantes para a inferência dos diagnósticos de enfermagem prioritários do domínio segurança e proteção na população estudada.

Externo ao Programa - 3149599 - ANA CRISTINA ARAUJO DE ANDRADE
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externo à Instituição - RAFAELLA PESSOA MOREIRA - UFC
Notícia cadastrada em: 30/10/2014 09:40