Banca de QUALIFICAÇÃO: KALINA SIQUEIRA DE MOURA

DISCENTE: KALINA SIQUEIRA DE MOURA
DATA: 10/12/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

História oral de vida: ser cuidador de paciente com acidente vascular cerebral.

Cuidadores, assistência domiciliar, acidente vascular cerebral, enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O presente estudo tem como objetivo compreender a vivência de ser um cuidador familiar de paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Inicialmente foi elaborado um artigo acerca da contextualização da condição do cuidador como parte da investigação a ser realizada. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como fio condutor a história oral de vida, conforme a fundamentação teórica e operacional de Meihy. A população será composta por 10 cuidadores familiares que serão abordados através de entrevistas. A pesquisa torna-se relevante pela existência comprovada de um elevado número de cuidadores de pacientes incapacitados em decorrência do AVC. No entanto, esses cuidadores apesar de necessitarem de orientação e apoio por parte dos serviços de saúde, as suas condições e sentimentos diante da responsabilidade que assumem no seio familiar, não vêm sendo objeto de estudo no âmbito acadêmico. Após encaminhamento e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, os cuidadores serão convidados a participar do estudo, quando deverão assinar o TCLE. Acredita-se que a realização desta investigação poderá contribuir para o trabalho dos profissionais junto aos cuidadores.

Presidente - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Interno - 6338033 - REJANE MILLIONS VIANA MENESES
Externo ao Programa - 347162 - ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
Notícia cadastrada em: 25/11/2013 20:36