Percursos da criação poética de uma encenadora-dramaturga: investigações a partir da montagem do espetáculo Maurício
encenadora-dramaturga; criação poética; processo colaborativo; procedimentos de criação; teatro de grupo.
Essa pesquisa-participativa de caráter experiencial nasce de uma prática artística que vem sendo desenvolvida há quatro anos por uma artista-pesquisadora que concebe montagens cênicas enquanto encenadora-dramaturga, transpondo a literatura autoral para a dramaturgia e esta para a encenação. Tal pesquisa vem utilizando como estudo de caso o espetáculo Maurício, do Grupo Interferências de Teatro, cujo processo colaborativo de investigação cênica vem acontecendo desde 2018. Utilizando-se da poética do encenador russo Vsévolod Meyerhold como referência, tanto por este encenador abordar uma perspectiva anti-ilusionista da cena quanto por ele assumir a função de diretor-pedagogo em seus processos, algo que se aproxima da prática da encenadora-dramaturga nesta pesquisa, pretende-se com esta investigação compreender como se dá o processo de criação poética de uma encenadora-dramaturga, abordando os procedimentos adotados por ela, as poéticas de criação que atravessam a dela, identificando se existem princípios pedagógicos em sua prática e qual o seu lugar enquanto mulher no fazer teatral. Ao fim desta pesquisa, tem-se o registro de um trabalho desenvolvido de forma colaborativa por uma encenadora-dramaturga em um grupo jovem e independente do teatro potiguar.