'MAIC' ABERTO: UMA HISTÓRIA DOS SARAUS E ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA EM FORTALEZA
Poesia; espaço urbano; cidade; saraus; cultura popular.
Em alguns bairros de Fortaleza, pessoas de diversos gêneros se reúnem para poetar e expressar-se artisticamente. As proposições dos saraus na periferia de Fortaleza são o principal motivo desta pesquisa, cujo objetivo é construir relatos a partir das itinerâncias das pessoas que orientam tais espaços, bem como a forma de articulação de cada proposição. Apesar da escassez de opções artísticas e culturais nos espaços ditos periféricos, os saraus apresentam-se como manifestações de pessoas motivadas a propagar o trabalho artístico, além de propor atividades de incentivo à leitura para os diferentes espaços da cidade. Por meio das leituras da Teoria Ator-Rede de Bruno Latour, busquei construir um referencial teórico metodológico que contemplasse tanto poetas quanto mobilizadores desses espaços, bem como objetos que participam como atores não humanos da objetivação e fortalecimento dos saraus. Dividi a presente pesquisa em um primeiro capítulo, no qual busquei refletir sobre as origens de artistas e agitadores culturais de diversos bairros da periferia de Fortaleza. Num segundo momento, analisarei esses saraus e como esses espaços de associações se posicionam em relação à cidade de Fortaleza. Por fim, procurarei trazer ferramentas para compreender a organização do Encontro de Soirées de Periferia do Ceará, que em 2020 teve sua terceira edição.