Um algoritmo de otimização multiobjetivo para o problema de roteamento de veículos com diâmetro mínimo
Roteamento, Veículos, Cluster, Otimização Multiobjetivo
O Problema de Roteamento de Veículos (PRV) de forma geral
consiste no estudo e elaboração de modelos eficientes que contemplem o uso de
diferentes tipos de veículos, respeitando as cargas dos veículos e demandas dos clientes.
Os modelos vão indicar as melhores rotas que devem ser seguidas pelos veículos para se
fazer o melhor trajeto possível. O melhor trajeto nesse caso é aquele que faz a menor
rota, trazendo menores custos, atendendo todas as necessidades dos clientes e
respeitando todas as possíveis restrições do problema. Este trabalho trata de uma versão
multi-objetivo do PRV, onde tem-se a otimização de mais de uma função objetivo. No
caso, os objetivos minimizados serão o custo total da rota e o maior diâmetro encontrado nas rotas. A
intenção de fazer a minimização dos diâmetros é deixar os clientes numa mesma rota
mais agrupados possível. Por ser uma versão multi-objetivo não há uma solução ótima,
mas sim várias. As soluções encontradas formarão o que chamamos de Fronteira de
Pareto, ou conjunto de todas as soluções não-dominadas. Soluções não-dominadas são
àquelas as quais não há outra melhor, em qualquer um dos objetivos. Apresentaremos
alguns dos principais métodos exatos e heurísticos de resolução existentes, bem como
uma formulação multi-objetivo para o problema.