Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE KAROLINE DA SILVA

DISCENTE : DENISE KAROLINE DA SILVA
DATA : 09/04/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

ANÁLISE DOS FATORES QUE LEVAM AO AFASTAMENTO DAS ESTUDANTES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERVENÇÃO SOBRE O PROBLEMA

educação física escolar, afastamento, alunas, relações de gênero, concepções de aulas abertas

A educação física caracteriza-se como um componente curricular fundamental para o desenvolvimento integral das pessoas, porém, nem sempre ela marca positivamente os indivíduos, por diversos motivos como: falta de habilidades motoras, medo da exposição, bullying, dentre outros. O afastamento é um fenômeno presente na educação física escolar, principalmente das alunas, que alegam vários motivos para essa não participação. A partir dos aspectos apresentados, esta pesquisa tem como problema: “analisar quais são os fatores que contribuem para o afastamento das alunas das aulas de educação física?” O objetivo geral é fazer uma análise dos fatores que contribuem para esse afastamento na realidade analisada e, a partir dos resultados obtidos, planejar e executar uma intervenção, tendo-as como participantes ativas nas aulas de educação física no ensino médio. O presente estudo caracteriza-se como descritivo, com abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa participante de intervenção. O cenário consiste em uma escola pública de ensino médio, localizada na cidade de São Tomé, Rio Grande do Norte, local este onde a pesquisadora atua. O universo de estudo são duas turmas de 2º ano do ensino médio, que funcionam no turno vespertino, essas turmas foram escolhidas por se tratarem de turmas nas quais a presença de meninas é maior. A amostragem foi composta por aproximadamente 22 alunas na faixa etária de 15 a 18 anos de idade, que foram convidadas a participar da pesquisa no desenvolver das aulas de educação física. Para isso, nos baseamos como referência nas concepções de aulas abertas. Uma das técnicas para coleta de dados é questionário como também o diário de campo. A análise dos dados obtidos foi feita através do método análise de conteúdo, proposto por Bardin (2016). Dessa forma, pretendemos responder as problemáticas expostas de nossa realidade, de forma que as respostas obtidas auxiliem na construção do conhecimento na área da educação física escolar, tendo como compromisso a elevação do status dessa disciplina na sociedade, considerando sua relevância para educação integral dos indivíduos.

Presidente - 1803456 - TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
Interna - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA