Banca de DEFESA: SAYONARA ARAUJO DE MACEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAYONARA ARAUJO DE MACEDO
DATA : 07/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: DEF - Meet
TÍTULO:

EDUCAÇÃO FÍSICA E A METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias Ativas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Educação Física; Práticas Corporais de Aventura na Natureza.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

O processo pedagógico tem historicamente centrado o ensino na figura do
professor, no qual o conhecimento reconhecido como válido vem do professor e
deve ser memorizado pelo aluno. A consciência crítica das limitações deste modelo
vem surgindo, fazendo com que pesquisadores discutam sobre métodos de ensino
que priorizem o aluno, transformando-o em protagonista e não somente receptor de
conhecimento. Dentre esses métodos aparecem as Metodologias Ativas, tornando o
aluno ativo e no processo de ensino. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é
uma dessas metodologias que busca quebrar o paradigma do ensino centrado no
professor possibilitando os estudantes desenvolverem um projeto a partir da sua
realidade, identificando uma problemática à ser resolvida através de conhecimentos
presentes em um ou mais conteúdos, que são orientados na intervenção pedagógica
do professor. Pensando nisso surge o questionamento: Como utilizar a Metodologia
Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de conteúdos da Educação
Física escolar de maneira a contribuir no processo de ensino? Para responder a essa temos como objetivo geral: desenvolver uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no componente curricular Educação Física. E como objetivos específicos: planejar uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos; aplicar a
proposta pedagógica metodológica da Aprendizagem Baseada em Projetos e avaliar
o processo da proposta pedagógica. Participaram da pesquisa 23 alunos
regularmente matriculados na turma do 3º ano A da Escola de Ensino Médio em
Tempo Integral Governador Adauto Bezerra da cidade do Crato-Ceará. O referido
estudo é uma pesquisa de intervenção pedagógica de abordagem qualitativa e
caráter descritivo, no qual foi utilizado como instrumento para coleta de dados o
diário de campo escrito durante a aplicação de uma sequência didática composta
por 22 aulas. Esses dados foram analisados baseados nas etapas de um projeto de
ensino de Bender (2014) e resultaram nos seguintes tópicos: conhecendo o
conteúdo; introduzindo a ABP; pesquisando informações iniciais; criando artefatos;
pesquisando, conhecendo um pouco mais; desenvolvendo a apresentação final;
apresentando os artefatos e avaliando o projeto. Os resultados demonstraram que o
uso das metodologias ativas permitiu o envolvimento dos estudantes no projeto
assim como nas aulas, pois as mesmas fugiam da rotina ou seja da forma tradicional
que os alunos estavam acostumados. Concluímos que com a aplicação da ABP, os
alunos foram provocados a se tornarem mais atuantes no processo de ensino,
assumindo o papel de pesquisador, buscando solucionar problemas reais da sua
comunidade, especificamente o Parque Estadual Sítio Fundão localizado no bairro
da escola, desenvolvendo aos poucos a autonomia e a criatividade no processo
ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN
Interno - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Externo à Instituição - JONAS LÍRIO GURGEL - UFF
Presidente - ***.051.834-** - MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA - UFF
Interna - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 15:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao