Banca de DEFESA: MIRIA FIGUEIREDO ETELVINO

DISCENTE : MIRIA FIGUEIREDO ETELVINO
DATA : 01/03/2024
LOCAL: Sala 06 - DEF

O ESPORTE NO CONTEXTO ESCOLAR: uma experiência com a modalidade de peteca nos anos finais do ensino fundamental

Educação Física escolar. Esporte. Peteca.

A Educação Física como componente curricular da educação básica passou e passa por um processo de transformação e ressignificação da sua real finalidade no contexto educacional. Durante muito tempo a disciplina teve por finalidade o adestramento de corpos como objeto para os interesses de uma sociedade capitalista, com isso encontramos uma realidade ainda atual em que o esporte é utilizado como treinamento com movimentos mecânicos e pré-estabelecidos. Nosso objetivo geral foi descrever a implementação da proposta didático-pedagógica da modalidade peteca, nas aulas de Educação Física, com alunos dos anos finais do ensino fundamental. Nossos objetivos específicos foram: Elaborar uma sequência pedagógica de peteca; descrever uma experiência com a implementação da modalidade de peteca nos anos finais do Ensino Fundamental; criar um e-book com uma proposta didático-pedagógica sobre o ensino da peteca e avaliar a participação dos alunos após o conteúdo peteca, nas aulas de Educação Física. A pesquisa classifica-se de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação e foi realizada durante as aulas de Educação Física com alunos do 9º ano da E.E.F. Tarcila Cruz Alencar, na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a observação participante através do diário de campo, a aplicação de questionários, a e os recursos imagéticos de vídeos e fotos. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e cadastrada na Plataforma Brasil, com o parecer de número 5.997.955, em 12 de abril de 2023. A mesma está de acordo com a Resolução de pesquisa com seres humanos CNS 466/12, considerando o respeito pela dignidade humana e proteção aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos. Os resultados foram analisados e descritos através dos registros e observações da professora-pesquisadora, por meio do diário de campo e dos questionários realizados com os discentes, bem como dos vídeos e fotos. A intervenção pedagógica atingiu seu objetivo em possibilitar novas possibilidades no trato do esporte no contexto escolar a partir da apresentação de uma proposta didático-pedagógica de ensino da modalidade de peteca que venha a auxiliar os professores de Educação Física escolar. Romper com os paradigmas do esporte de rendimento como proposta de ensino na educação básica é um desafio possível quando nos propomos a compreender e refletir sobre o sentido do esporte para fins educacionais. Ainda de acordo com os resultados obtidos o trato do esporte a partir de uma concepção crítico-emancipatória de ensino possibilitou maior participação dos alunos gerando inclusão e respeito às diferenças, estimulou a coeducação, autonomia e criatividade. O presente estudo vem contribuir com pesquisas relacionadas a práticas pedagógicas sobre o conteúdo de esporte na perspectiva critico-emancipatória como algo necessário e possível.

Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN