Banca de DEFESA: JOCICLEIDE DE SOUSA FREITAS

DISCENTE : JOCICLEIDE DE SOUSA FREITAS
DATA : 23/01/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

ABORDAGEM DA CORRIDA DE RUA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL NO ENSINO MÉDIO

Ensino Desenvolvimental, Atletismo no ensino médio, Corrida de rua. Educação física escolar.

Esta pesquisa centra sua investigação no atletismo, especificamente a corrida de rua como conteúdo escolar à luz do ensino desenvolvimental. Destarte, a questão problema desta pesquisa consiste em como desenvolver uma ação pedagógica abordando a corrida de rua a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental que se articule com a comunidade escolar? O estudo tem como objetivo geral desenvolver uma ação pedagógica abordando a corrida de rua a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental que se articule com a comunidade escolar, e objetivos específicos analisar as particularidades desta ação pedagógica junto aos alunos do ensino médio participantes do estudo; descrever a proposta didática realizada, apresentar os procedimentos de construção do evento de corrida da escola, elencar os limites e possibilidades para o desenvolvimento da ação pedagógica à luz do ensino desenvolvimental e, a partir daí, elaborar um produto educacional que proponha orientações para a construção coletiva de um evento de corrida de rua da escola. A metodologia do presente estudo caracteriza-se por ser de abordagem quanti-qualitativa, descritiva e o método de pesquisa classifica-se como um experimento didático-formativo. Participaram da pesquisa, 38 discentes matriculados na disciplina eletiva de atletismo, ofertada em uma escola estadual para alunos de 1º e 2º ano do ensino médio com idades entre 15 e 18 anos. O experimento didático foi realizado em 11 encontros de duas aulas cada. Os dados obtidos demonstram que os discentes compreenderam e operaram mentalmente com alguns dos conceitos científicos que constituem a corrida de rua e dentre as principais categorias de conceitos apreendidos destacam-se primeiramente o conceito de corrida, características e tipologias, em seguida os aspectos biopsicossociais envoltos na modalidade, posteriormente os conhecimentos teóricos acerca de como iniciar na prática da corrida e, por fim, como organizar um evento de corrida de rua. Foi confeccionado um produto educacional na forma de cartilha contendo orientações didático-metodológicas para a construção coletiva de um evento de corrida de rua tendo como atores e autores a comunidade escolar. Concluiu-se que a abordagem didático-pedagógica adotada possibilitou indícios de formulação do pensamento teórico dos discentes participantes da disciplina eletiva de atletismo.

Presidente - 1803456 - TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
Interno - ***.051.834-** - MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA - UFF
Externo à Instituição - ADNELSON ARAÚJO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 22/01/2024 10:46