Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSELLA RÉGIS DE ALBUQUERQUE ISACKSSON

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSELLA RÉGIS DE ALBUQUERQUE ISACKSSON
DATA : 18/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Meet
TÍTULO:

PRÁTICAS CORPORAIS E LAZER COMO PROMOTORAS DE SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas corporais, lazer, saúde mental


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96) a disciplina
Educação Física no Brasil é integrada à proposta pedagógica da escola e com a
implementação da Base Nacional Curricular Comum é reforçada sua função de promover
saúde no ambiente escolar. Diversos estudos apontam os benefícios da disciplina na saúde dos
estudantes quanto ofertada no currículo da educação básica, a saúde mental também é tratada
nas diretrizes nacionais da educação e nos programas que visam a melhoria na saúde e na
qualidade de vida dos estudantes. Ao vivenciar no contexto pedagógico da disciplina questões
relacionadas à ansiedade, medo, insegurança, estresse e nervosismo dos estudantes durante as
aulas, buscou-se como objetivo desse estudo promover alternativas e estratégias de cuidado
em saúde mental no ambiente escolar, por meio das práticas corporais e atividades no
contexto do lazer. A pesquisa é de natureza qualitativa caracterizada na pesquisa-ação
realizada na Escola Estadual de Educação Profissional José de Barcelos, localizada no bairro
Messejana, no município de Fortaleza- Ceará. A pesquisa-ação contou com a participação de
uma turma de 35 alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, e as ações do projeto de
intervenção acontecendo com os demais estudantes, três vezes na semana nos intervalos das
aulas. A obtenção de dados foi realizada por meio de: questionário, grupo focal e diário de
campo. Para a análise e interpretação dos dados foi realizada uma análise categorial temática,
fundamentada em Minayo (2000). A pesquisa seguiu os princípios éticos da Resolução CNS
nº 466/12 e Resolução CNS nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados
preliminares identificaram um alto potencial para transtornos mentais comuns, indicando os
impactos negativos da pandemia e do período pós-pandemia na saúde mental dos estudantes.
Em relação às primeiras reflexões sobre as aulas de Educação Física os resultados parciais
sugerem que as aulas quando desenvolvidas de maneira contextualizada, com foco nos
aspectos físicos e emocionais podem influenciar positivamente na saúde mental dos
estudantes, conforme percepção dos mesmos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
Interno - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Interna - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA
Externa à Instituição - MARIA PETRÍLIA ROCHA FERNANDES
Externa à Instituição - ANA RAQUEL MENDES DOS SANTOS - UPE
Notícia cadastrada em: 28/11/2023 11:23
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