Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRIA FIGUEIREDO ETELVINO

DISCENTE : MIRIA FIGUEIREDO ETELVINO
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Sala 06 - DEF

O ESPORTE NO CONTEXTO ESCOLAR: Uma experiência com a modalidade de peteca nos anos finais do ensino fundamental

Educação Física escolar. Esporte. Peteca.

A Educação Física como componente curricular da educação básica passou e passa por um processo de transformação e ressignificação da sua real finalidade no contexto educacional. Durante muito tempo a disciplina teve por finalidade o adestramento de corpos como objeto para os interesses de uma sociedade capitalista, com isso encontramos uma realidade ainda atual em que o esporte é utilizado como treinamento com movimentos mecânicos e pré-estabelecidos. Nosso objetivo geral foi descrever a implementação da proposta didático-pedagógica da modalidade peteca, nas aulas de Educação Física, com alunos dos anos finais do ensino fundamental. Nossos objetivos específicos foram: Elaborar uma sequência pedagógica de peteca; descrever uma experiência com a implementação da modalidade de peteca nos anos finais do Ensino Fundamental; criar um e-book com uma proposta didático-pedagógica sobre o ensino da peteca e avaliar a participação dos alunos após o conteúdo peteca, nas aulas de Educação Física. A pesquisa classifica-se de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação e foi realizada durante as aulas de Educação Física com alunos do 9º ano da E.E.F. Tarcila Cruz Alencar, na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a observação participante através do diário de campo, a aplicação de questionários, a e os recursos imagéticos. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e cadastrada na Plataforma Brasil, com o parecer de número 5.997.955, em 12 de abril de 2023. A mesma está de acordo com a Resolução de pesquisa com seres humanos CNS 466/12, considerando o respeito pela dignidade humana e proteção aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos. Os resultados foram analisados e descritos através dos registros e observações da professora-pesquisadora, por meio do diário de campo e dos questionários realizados com os discentes. A intervenção pedagógica atingiu seu objetivo em possibilitar novas possibilidades no trato do esporte no contexto escolar. Romper com os paradigmas do esporte de rendimento como proposta de ensino na educação básica é um desafio possível quando nos propomos a compreender e refletir sobre o sentido no esporte para fins educacionais. Que contribuição o esporte pode oferecer na formação integral do ser humano. O presente estudo vem contribuir com as várias pesquisas relacionadas a práticas pedagógicas sobre o conteúdo de esporte na perspectiva critico-emancipatória como algo necessário e possível.

Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN
Presidente - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 09:29