Banca de DEFESA: VIVIANE CRISTINA NASCIMENTO DA SILVA BREUSTEDT

DISCENTE : VIVIANE CRISTINA NASCIMENTO DA SILVA BREUSTEDT
DATA : 31/10/2023
LOCAL: DEF/UFRN

RESSIGNIFICANDO A GINÁSTICA RÍTMICA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS

Ginástica Rítmica; Educação Física Escolar; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Este trabalho é uma pesquisa social, de abordagem qualitativa, do tipo participante, que buscou compreender de que forma podemos inserir a Ginástica Rítmica na Educação Física Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi proposto o desenvolvimento de uma unidade didática para o ensino da base de Ginástica Rítmica, nas aulas de Educação Física, para as turmas de 1º ao 3º do Ensino Fundamental Anos Iniciais, aproximando a modalidade das faixas de idade dos alunos. O universo dessa pesquisa foi definido com 80 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professora Maria Luiza Alves Costa, e os participantes totalizaram 27 alunos após validação dos critérios de participação definidos. Os instrumentos de estudo escolhidos foram: o fichamento resumo, para (a) identificar, no universo da Ginástica, os elementos corporais básicos que fundamentam a vivência da GR na Educação Física Escolar; o diário de aula, para (b) estruturar e vivenciar experiências com os movimentos ginásticos nas aulas de Educação Física Escolar, associando brinquedos característicos da cultura infantil; e o questionário ilustrado para (c) avaliar o nível de satisfação dos alunos após às experiências da Ginástica Rítmica. A pesquisa foi dividida em 3 fases. Na fase exploratória, buscamos estabelecer relações sobre a vertente da Ginástica Rítmica e, na revisão de literatura, abordamos informações sobre a Educação Física brasileira, sua história, evolução e legitimação, para melhor compreender sua organização atual, suas particularidades, e ainda os fatos que contribuíram, direta e indiretamente, para a formação da Ginástica Rítmica, desde sua construção histórica até a chegada na escola, enquanto manifestação corporal integrante da Cultura de Movimento, rica em possibilidades pedagógicas e capaz de produzir conhecimento aos alunos, mas pouco desenvolvida nas aulas de Educação Física Escolar. A partir desses dados, iniciamos a segunda fase realizando o fichamento proposto no primeiro objetivo (a), que permitiu estruturar as experiências (b), que foram vivenciadas e registradas no diário de aula, gerando dados para a análise de conteúdo, na terceira fase. Nesta, foi utilizada a abordagem temática, utilizando o critério semântico, e seu desenvolvimento permitiu a elaboração de um Mapa Temático de Análise, que foi decisivo para a consolidação dos resultados encontrados. Como produto alcançado, esta pesquisa organizou os “Saberes Corporais da Ginástica Rítmica”, que permitiu propor os conteúdos, movimentos corporais e os elementos técnicos dos aparelhos para os 3 Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E, por oportuno, ainda atingiu alto índice de satisfação dos participantes.

Presidente - 348064 - ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
Interna - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA