Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCICLEIDE DE SOUSA FREITAS

DISCENTE : JOCICLEIDE DE SOUSA FREITAS
DATA : 01/11/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

ABORDAGEM DA CORRIDA DE RUA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL NO ENSINO MÉDIO

Ensino Desenvolvimental, Atletismo no ensino médio, Corrida de rua. Educação física escolar.

Esta pesquisa centra sua investigação sobre o atletismo e mais especificamente a corrida de rua enquanto conteúdo a ser tematizado na escola à luz dos preceitos da teoria do ensino desenvolvimental do teórico russo Vasilli V. Davydov (1930-1998). Ressalta-se que esta teoria está fundamentada na teoria histórico-cultural de Lev Vigotski (1896 – 1934) e na teoria da atividade de Alexei Leontiev (1903-1979) e que surge como uma possibilidade teórico metodológica para o desenvolvimento do pensamento teórico e a apreensão de conceitos relativos ao atletismo possibilitando aos discentes seu desenvolvimento através da apropriação, formação e generalização de conceitos a partir de ações mentais. Dessa maneira, o problema desta pesquisa consiste em como desenvolver uma ação pedagógica abordando a corrida de rua a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental que se articule com a comunidade escolar? O estudo tem como objetivo desenvolver e descrever a proposta didática de abordagem do atletismo e especificamente a corrida de rua, analisar os resultados obtidos a partir do experimento didático desenvolvido, elencar os limites e possibilidades para o desenvolvimento da ação pedagógica proposta à luz dos preceitos do ensino desenvolvimental de Davidov e, a partir daí, elaborar um produto educacional que proponha orientações para a construção coletiva de um evento de corrida de rua na escola. A metodologia do presente estudo caracteriza-se por ser de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e o método de pesquisa classifica-se como um experimento didático-formativo norteando as práticas pedagógicas. Os participantes da pesquisa constituíram-se de 38 discentes matriculados na disciplina eletiva de atletismo, ofertada na EEMTI Antônio Luiz Coelho para alunos de 1º e 2º ano do ensino médio com idades entre 15 e 18 anos. O experimento didático foi realizado durante 11 encontros, ou seja, 22 aulas no transcorrer da disciplina eletiva de Atletismo. Os dados obtidos a partir da observação e registro das aulas no diário de campo, das fotografias dos momentos pedagógicos e das produções dos discentes, dos questionários respondidos ao final da disciplina e das transcrições das falas dos estudantes participantes do grupo focal foram analisados e interpretados utilizando-se, para o estabelecimento das categorias, as orientações metodológicas de Bardin (2015). Após a aplicação do experimento foi confeccionado um produto educacional na forma de cartilha contendo orientações didático-metodológicas à luz do ensino desenvolvimental para a construção coletiva de um evento de corrida de rua na escola tendo como atores e autores da ação os discentes e a comunidade escolar.

Presidente - 1803456 - TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
Interno - ***.051.834-** - MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA - UFF
Externo à Instituição - VIDALCIR ORTIGARA - UNESC
Notícia cadastrada em: 20/10/2023 10:45