Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMES FERNANDES DE MEDEIROS

DISCENTE : JAMES FERNANDES DE MEDEIROS
DATA : 28/09/2023
LOCAL: Auditório Principal - DEF

ENSINO DO BADMINTON NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA CONCEPÇÃO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

Educação Física. Ensino fundamental. Badminton. Crítico-emancipatória.

O ensino dos esportes tradicionais hegemônicos nas aulas de Educação Física e a falta de diversificação dos seus conteúdos são importantes problemáticas na área. O ensino tradicional centrado nos esportes coletivos tradicionais pautado nos princípios do rendimento e da concorrência tem gerado a exclusão dos fracos em detrimento dos mais habilidosos. A ausência de diversificação dos conteúdos é apontada na literatura como motivo de evasão. Neste sentido, o badminton é um esporte escolar ideal (não tradicional), capaz de incluir meninos e meninas de todas as idades e os níveis de habilidades em uma prática segura, divertida e inclusiva. Assim, desenvolvemos o ensino do badminton na concepção Crítico-emancipatória, ampliando possibilidades educativas. Diante disso, a questão de estudo foi: como ensinar badminton nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental Anos Finais na perspectiva da Concepção Crítico-emancipatória? O objetivo geral: Construir, aplicar e avaliar uma proposta didático-pedagógica do ensino do badminton nas aulas de Educação Física Escolar orientada pelo processo de ensino-aprendizagem dialógico-problematizador no Ensino Fundamental - Anos Finais na Concepção Crítico-emancipatória. Objetivos específicos: descrever as transcendências de limite desenvolvidas uma unidade didática de badminton; discutir possibilidades de desenvolvimento da competência educacional criativa; refletir as relações de gênero dos estudantes nas aulas de badminton na Educação Física Escolar e analisar percepções e sentimentos dos estudantes nas vivências nas aulas de badminton. Adotamos como delineamento metodológico uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação de natureza descritiva-exploratória. O cenário da pesquisa foi a Escola Municipal Professor Zuza, Natal/RN, envolvendo três turmas de 8º ano A, B e C, totalizando 51 participantes. Para isso, construímos uma unidade de ensino de badminton com 15 aulas de 60 minutos realizadas no 2º bimestre (maio a agosto) em 2023. As aulas foram realizadas: sala de aula e de vídeo e no pátio interno. O planejamento pedagógico foi composto por três momentos: 1. Reunião de socialização do projeto com a comunidade escolar e assinatura dos termos (TCLE e TALE); 2. Avaliação diagnóstica e 3. Planejamento das aulas. As estratégias de ensino foram as transcendências de limites: direta, aprendida e criativa/inventiva. Os instrumentos de pesquisa foram: questionários, diário de campo do estudante, registros imagéticos e observação participante. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, com o parecer da plataforma Brasil nº 6.038.258 em 03 de maio de 2023, conforme Resolução CNS 466/12. Com isso, consideramos que a unidade didática desenvolvida foi significativa na formação dos estudantes a partir do ensino do badminton na escola pública, resultando em uma prática pedagógica exitosa, capaz de desenvolver nos estudantes novas aprendizagem, capacidades e competências educativas.

Presidente - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 10:53