Banca de DEFESA: JOSÉ FÁBIO DE ALBUQUERQUE LIMA

DISCENTE : JOSÉ FÁBIO DE ALBUQUERQUE LIMA
DATA : 25/08/2023
LOCAL: Remoto - GoogleMeet

PROPOSTA DE ENSINO PARA A PRÁTICA DO FUTEBOL NO CONTEXTO DA ABORDAGEM CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA

Ensino. Futebol. Abordagem Crítico-emancipatória.

A Educação Física escolar sofreu ao longo dos anos várias influências das práticas esportivas e de rendimento. O futebol é um dos esportes mais praticados nas aulas de Educação Física, porém sem muitas reflexões e questionamentos, e muitas vezes sem uma perspectiva metodológica clara e esvaziado de sentidos para estudantes do ensino fundamental. Sendo assim, o tema do referido estudo será “O ensino do futebol no contexto da abordagem crítica-emancipatória”. A abordagem crítico-emancipatória visa a formação de um sujeito crítico e emancipado, que possua autonomia e consciência para compreender os fenômenos e os contextos que permeiam a sociedade e para isso pretende criar um ambiente educacional, onde o aluno tenha a liberdade de criar, criticar e opinar. Dessa forma, a pesquisa procura refletir para além de aspectos técnicos, o que o futebol pode proporcionar para o desenvolvimento do indivíduo, proporcionando-o por meio deste esporte, desenvolver competências de autonomia, criatividade, interação social, competências objetivas e entre outras. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de ensino do futebol pautada na abordagem critico-emancipatória, em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, analisando os desafios do professor para a aplicação de uma proposta de ensino crítico-emancipatória, assim como, junto aos estudantes da turma supracitada, vivenciando a prática esportiva na escola, em especial o futebol ao longo da trajetória escolar.Além disso, refletir e discutir sobre esta proposta, e o processo de ensino aprendizagem. Desse modo, este estudo será qualitativo, de natureza descritiva e exploratória porque se refere à compreensão de processos que ocorrem em uma dada instituição ou comunidade. Portanto, trata-se de um estudo de caso qualitativo, com pesquisa participante, onde há interação entre o pesquisador e os sujeitos envolvidos nas ações. O nosso universo de pesquisa será a escola Estadual Professor Manuel João, localizada no município de Grossos-RN, circunscrita na 12ª DIREC, vinculada a secretaria de educação do estado do Rio Grande do Norte onde farão parte do estudo os alunos regulamente matricualdo no 8° ano do ensino fundamental. A coleta de dados será realizada por meio do diário de aula dos estudantes, observando as atividades desenvolvidas durante as aulas na turma e registros no diário do pesquisador, com registros e anotações. Para a análise dos dados do presente estudo utilizaremos a modalidade temática da análise de conteúdo, onde as informações serão levantadas de forma qualitativa, através da observação dos participantes do estudo.

Presidente - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interno - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN