Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE CRISTINA NASCIMENTO DA SILVA BREUSTEDT

DISCENTE : VIVIANE CRISTINA NASCIMENTO DA SILVA BREUSTEDT
DATA : 18/08/2023
LOCAL: DEF/UFRN

RESSIGNIFICANDO A GINÁSTICA RÍTMICA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS

Ginástica Rítmica. Educação Física Escolar. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Pretendemos neste trabalho estabelecer relações sobre a vertente da Ginástica Rítmica, reconhecendo-a enquanto manifestação corporal integrante da Cultura Corporal de Movimento, capaz de produzir conhecimento aos alunos como conteúdo na Educação Física Escolar, a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma adequada. Nesse contexto, definimos como objetivo geral elaborar uma unidade didática a partir da base da Ginástica Geral para o ensino de elementos da Ginástica Rítmica, nas aulas de Educação Física, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando a aproximação desta modalidade às experiências corporais dos alunos nesse nível de ensino. Nessa pesquisa utilizamos a pesquisa participante aplicada a aproximadamente 80 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professora Maria Luiza Alves Costa. Como instrumentos do estudo teremos a entrevista coletiva e a observação participante sobre a intervenção em uma unidade didática da ginástica, em 5 aulas em cada turma. Como revisão de literatura abordamos informações sobre a Educação Física brasileira, sua história, evolução e legitimação, para que assim possamos compreender melhor sua organização atual, suas particularidades; e na Ginástica Rítmica, prática corporal integrante da Cultura Corporal de Movimento, rica em possibilidades pedagógicas, mas pouco desenvolvida nas aulas de Educação Física escolar. Como resultados esperamos apresentar um material didático destinado aos docentes interessados em desenvolver o conteúdo básico da Ginástica Rítmica a partir da Ginástica Geral, nas aulas de Educação Física, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Presidente - 348064 - ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
Externa à Instituição - HOSANA CLÁUDIA MATIAS DA COSTA PEREIRA
Externa à Instituição - LORETA MELO BEZERRA CAVALCANTI - IFRN
Interna - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA