Banca de DEFESA: TIAGO MAIA COSTA

DISCENTE : TIAGO MAIA COSTA
DATA : 28/07/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

O desenvolvimento do pensamento teórico de adolescentes no ensino da ginástica para todos (GPT)

Educação Física; Ensino Médio; Cultura Corporal; Ensino Desenvolvimental; Experimento didático-formativo.

A Ginástica para Todos (GPT) mediada através do ensino desenvolvimental pode contribuir com o desenvolvimento do pensamento teórico de adolescentes no Ensino Médio. Este trabalho tem a seguinte questão: Como ministrar uma unidade didática de GPT para uma turma do Ensino Médio à luz dos fundamentos da didática Desenvolvimental? O objetivo geral: analisar a organização de uma unidade didática de GPT à luz do Ensino Desenvolvimental para estudantes de uma turma do ensino médio. Os objetivos específicos: investigar o desenvolvimento de um experimento didático-formativo a partir da teoria do Ensino Desenvolvimental no conteúdo de GPT; explicar a elaboração do plano de unidade e dos planos de aula; categorizar os principais momentos das aulas através das anotações do diário de campo; demonstrar se os alunos assimilaram o conceito científico do conteúdo de GPT; compreender quais as percepções dos alunos em relação ao experimento didático-formativo. Foi desenvolvido um experimento didático-formativo a partir da teoria do ensino desenvolvimental no conteúdo de GPT em uma turma do 1º ano do Ensino Médio com 37 participantes de ambos os sexos na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Ministrou-se oito aulas, distribuídas em quatro encontros de duas horas. Os resultados estabelecem que os planos de ensino e de aula estão baseados no ensino desenvolvimental, a  análise do diário de campo evidenciou um crescente entendimento com indícios de entendimentos nos momentos de reflexão, análise e internalização dos conceitos, os conceitos expressados pelos alunos demonstram haver indícios de formulações do pensamento teórico e as percepções sobre o experimento foram positivas relacionando-se com a comunicação íntima pessoal dos adolescentes. Aponta-se a necessidade de novas pesquisas nessa temática com um tempo maior e com outros conteúdos, além de pesquisar novos entendimentos sobre os aspectos nucleares das manifestações da cultura corporal.

Presidente - 1803456 - TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Externo à Instituição - MARCOS JERÔNIMO DIAS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 13/07/2023 11:07