Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO MAIA COSTA

DISCENTE : TIAGO MAIA COSTA
DATA : 09/05/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

ENSINO DESENVOLVIMENTAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: Formação do pensamento teórico no ensino da Ginástica Para Todos (GPT)

Educação Física; Ensino Médio; Cultura Corporal; Ensino Desenvolvimental; Experimento didático-formativo.

A Educação Física no Ensino Médio centrada nos conteúdos da cultura corporal de base materialista histórica-dialética, implementada através da Teoria Histórico-Cultural e Ensino Desenvolvimental pode favorecer na construção de possibilidades de ensino e no desenvolvimento humano. A Ginástica para Todos (GPT), é um dos conteúdos capazes de colaborar com desenvolvimento de visões críticas da sociedade de classes. Este trabalho tem a seguinte questão: Como ministrar uma unidade didática de GPT para uma turma do Ensino Médio à luz dos preceitos do Ensino Desenvolvimental? O objetivo geral: analisar como organizar uma unidade didática de GPT à luz do Ensino Desenvolvimental para estudantes de uma turma do ensino médio. Os objetivos específicos: analisar o desenvolvimento de um experimento didático-formativo à luz da teoria do Ensino Desenvolvimental no conteúdo de GPT; descrever a elaboração do plano de unidade e dos planos de aula; relatar os principais momentos das aulas através das anotações do diário de campo; identificar se os alunos assimilaram o conceito científico do conteúdo de GPT; compreender quais as percepções dos alunos em relação ao experimento didático-formativo. Foi desenvolvido um experimento didático-formativo à luz do ensino desenvolvimental no conteúdo de GPT em uma turma do 1º ano do Ensino Médio com 37 participantes de ambos os sexos na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Ministrou-se oito aulas, distribuídas em quatro encontros de duas horas. Os resultados preliminares estabelecem planos de ensino e de aula centrados no ensino desenvolvimental e análise do diário de campo que evidenciou um crescente entendimento do objeto nuclear do conteúdo, base para outras formulações com a elaboração do pensamento teórico.

Presidente - 1803456 - TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI