Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLAN DE MEDEIROS PINHEIRO

LOCAL: Auditório VER

A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Esportes. Cultura Inclusiva

No último censo escolar realizado em 2022 o órgão responsável pela pesquisa informou a efetivação de 1,5 milhão de matrículas da educação especial o que em relação ao último censo equivale um aumento de 29.3%. apesar desse crescimento continuado as pesquisas na área da Educação Física Escolar Inclusiva ainda são escassas. Visto o potencial que a Educação Física possui para contribuir com a construção uma cultura inclusiva no chão das escolas, o presente estudo estabeleceu como objetivo geral relatar as experiências sobre a deficiência na Educação Física Escolar (EFE) e no esporte e como objetivos específicos: a) descrever as experiências com a deficiência e as diferenças na vida pessoal e na EFE, b) partilhar vivências pessoas e inclusivas em eventos esportivos e c) apresentar a percepção dos familiares e alunos acerca do fazer pedagógico deste discente pesquisador no chão da escola, no Ensino Fundamental no município de Natal/RN.Foi realizado uma pesquisa tipo relato de experiência de caráter descritivo, no lapso temporal entre 209 e 2023, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Berilo Wanderley, no CAIC Esportivo de Lagoa Nova (Centro de Desporto Escolar Geração 2000) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Ilka de Moura, setor oeste da capital potiguar, com o público da educação especial, 35 alunos, onde 20 eram do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o Diário de Campo, registros fotográficos/vídeos e Questionário de Pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 5.795.492, a estudo teve os resultados distribuídos em dois blocos: percepção dos alunos e percepção dos familiares quanto ao fazer pedagógico do professor pesquisador e o contexto inclusivo, ambos analisando as contribuições significativas e suas possibilidades de avanço. No tocante as considerações finais, constatou-se a importância da escola, da EFE, dos demais sujeitos da comunidade escolar e de políticas públicas efetivas, para que juntos seja edificada ou fortalecida uma cultura inclusiva no chão das escolas e contribua com um ensino significativo e de maior relevância social, visto que a inclusão é uma missão de toda a sociedade.

Presidente - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interna - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA
Externa ao Programa - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS - UFRNExterna à Instituição - LORETA MELO BEZERRA CAVALCANTI - IFRN
Notícia cadastrada em: 04/04/2023 18:48