Banca de DEFESA: PAULINELLE DE ARAÚJO FIGUEIRÊDO

DISCENTE : PAULINELLE DE ARAÚJO FIGUEIRÊDO
DATA : 16/03/2023
LOCAL: DEF - Síncrona online

ESPORTES COM RAQUETES: uma proposta de intervenção na escola pública de tempo integral.

Educação Física; Esportes com raquetes; Escola de ensino em tempo integral.

A Educação Física tem buscado sua legitimação e consolidação como componente curricular da escola, sendo imprescindível a busca pela sua organização a partir de uma intencionalidade pedagógica, permitindo que os educandos conheçam e experimentem as práticas que compõem a cultura do movimento. Reconhecendo a importância de diversificar e oportunizar novos conteúdos e metodologias nas aulas de Educação Física escolar, este trabalho teve como objetivo diagnosticar a realidade, aplicar e analisar uma proposta de intervenção pedagógica que permitisse a inclusão dos esportes com raquetes em uma disciplina eletiva na escola de tempo integral. Participaram da pesquisa 30 alunos da 1ª série do ensino médio, matriculados na disciplina eletiva de esportes com raquete, e que aceitam, nos devidos termos, participar do referido estudo que ocorreu na escola de ensino médio em tempo integral Dom Antonio Campelo de Aragão. A construção do trabalho se baseia numa proposta de investigação qualitativa do tipo intervenção, ou seja, um estudo participativo caracterizado pelo contributo do investigador e dos sujeitos da investigação para a construção de soluções para os problemas identificados. Os dados coletados foram tratados e organizados em três categorias: sondando a realidade, vivenciando a realidade e avaliando a realidade. Com o desenvolvimento e avaliação desta unidade didática, são descritas na dissertação algumas contribuições, descobertas e organização de um produto destinado à construção e sistematização de ferramentas para facilitar o trato dos seguintes esportes com raquetes: Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Beach Tennis, Badminton, Frescobol, Quimbol e Speedball. Neste trabalho, são apresentados os limites e as possibilidades identificados no desenvolvimento com os estudantes por meio da aprendizagem cooperativa da eletiva de esportes com raquetes. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e registrado na Plataforma Brasil, obtendo parecer favorável.

Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN
Presidente - ***.051.834-** - MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA - UFF