Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIO JÚNIOR DA SILVA XAVIER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIO JÚNIOR DA SILVA XAVIER
DATA : 07/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Meet
TÍTULO:

O FUTEBOL DA ESCOLA: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: futebol; educação física escolar; concepção crítico-
emancipatória.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

O presente trabalho abordará como tema o futebol e, tem o objetivo de: 1- desenvolver o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio; 2- avaliar o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico- emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 3- apontar os limites e as possibilidades de uma unidade didática sobre o futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa participante, utilizando-se como opção metodológica o método qualitativo descritivo. Fizeram parte desta pesquisa, os estudantes do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Maria do Rosário Bezerra, situada no município de Boa Saúde/RN, no período matutino, sendo esta turma composta por 35 estudantes regularmente matriculados. Já os instrumentos para a coleta de dados, foram: a observação participante, por meio de diário de campo; questionário e grupo focal. Dessa forma, os dados estão sendo apresentados com base na análise e interpretação dos dados, bem como, discutidos com o referencial teórico consultado, para dialogar com as informações obtidas, para que assim, se possa apontar os limites e as potencialidades da proposta com a unidade didática, assim como os caminhos para que mais estudos surjam e, contribuam para novos trabalhos sobre o tema. Com isso, a partir da análise dos resultados, está sendo constatado que a unidade didática sobre o futebol, a partir da Concepção Crítico-Emancipatória, é possível e eficaz para a aprendizagem dos alunos (as), uma vez que, de forma comparativa, os questionários avaliativos (diagnóstico e final), mostraram uma evolução significativa no aprendizado discente, quer seja do ponto de vista quantitativo, quer seja do ponto de vista qualitativo, conferindo a estes, sentidos e significados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interna - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA
Externo à Instituição - BRUNO MEDEIROS ROLDAO DE ARAUJO - UFCG
Externo à Instituição - LUIZ ARTHUR NUNES DA SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 15/02/2023 15:11
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