Banca de DEFESA: JULIENNE DE LUCENA SOUTO MARINHO

DISCENTE : JULIENNE DE LUCENA SOUTO MARINHO
DATA : 23/12/2022
LOCAL: Sala 06 - DEF/UFRN

GINÁSTICA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Educação Física escolar. Ensino fundamental. Ginástica

Os professores de Educação Física que passaram em nossa vida estudantil trouxeram os reflexos de suas formações, alguns conseguiram romper com o esportivismo e outros não, percebe-se com isso uma carência na aplicação e vivência do conteúdo de ginástica nas aulas de Educação Física, decorrente possivelmente de poucas edições e publicações literária, falta de estímulos na vivência de professores ou pouca importância dada ao conteúdo. Nosso objetivo geral foi propor possibilidades pedagógicas sobre o ensino da ginástica nos anos finais do ensino fundamental. Nossos objetivos específicos foram: construir com os alunos uma proposta de trabalho da unidade temática ginástica; descrever uma experiência de trabalho com a ginástica nas aulas de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental; verificar e avaliar a percepção da ginástica ao final da sequência de aulas. A pesquisa classificase de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada durante as aulas de Educação Física com alunos do 7º ano da E. E. E. F. Antenor Navarro, na cidade de Guarabira/PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a aplicação de questionário, a sequência pedagógica, a observação participante do tipo descritiva e os recursos imagéticos, fotográficos e diário de campo. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e cadastrada na Plataforma Brasil, com parecer de número 5.257.813, em 22 de fevereiro de 2022. A mesma está de acordo com a Resolução de pesquisa com seres humanos CNS 466/12, considerando o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos. Os resultados foram descritos a analisados, a partir das vivências dos alunos, registros e observações da professorapesquisadora, acrescidos das anotações do diário de campo. A intervenção atingiu seu objetivo em propor possibilidades pedagógicas no ensino da ginástica, através de aula teóricas e práticas, tendo o envolvimento dos alunos. Romper com o padrão cultural esportista, a cultura da “bola” nas aulas de Educação Física, é algo desafiador, pois requer muita paciência, porém não é algo impossível de ser rompido, basta que abramos novas possibilidades de vivências corporais que fujam do elemento “bola”, estabelecido historicamente como algo indispensável na realização de uma aula. Esse estudo vem corroborar com a prática docente de vários professores, fortalecendo que é possível possibilitar o ensino da ginástica na escola.

Presidente - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interna - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN