Banca de QUALIFICAÇÃO: ISRAEL DE ARAÚJO DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISRAEL DE ARAÚJO DANTAS
DATA : 21/12/2022
HORA: 16:30
LOCAL: Sala 06 - DEF/UFRN
TÍTULO:

VIVÊNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física Escolar. Jogos Cooperativos. Inclusão


PÁGINAS: 46
RESUMO:

Este trabalho tem como tema a vivência dos Jogos Cooperativos aplicada a Educação Física Escolar. Considerando a baixa adesão dos alunos nas aulas de Educação Física sobretudo quando chegam nos anos finais do Ensino Fundamental, no qual a exclusão se torna ainda mais perceptível seja pelo motivo do aluno não seguir um padrão de movimento esperado pelas técnicas esportivas na Educação Física, ou dificuldade de se socializar com os demais da turma. Tem como questão de estudo como a vivência dos jogos cooperativos pode contribuir para a inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física, nos anos finais do Ensino Fundamental, independentemente de suas habilidades motoras? Para efetivar esse estudo elaboramos como seu objetivo geral é vivenciar as possibilidades de aplicação dos jogos cooperativos como estratégia metodológicas de inclusão no ensino na Educação Física, nos anos finais do Ensino Fundamental e especificando o estudo os seguintes objetivos específicos: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os jogos cooperativos e as situações de exclusão presentes nas aulas de Educação Física; Aplicar uma unidade de ensino sobre os jogos cooperativos e semi-cooperativos em duas turmas de 7º ano, visando sensibilizar os alunos quanto aos princípios de inclusão, Construir e aplicar uma gincana cooperativa entre as duas turmas, de forma coletiva, nos quais os princípios da inclusão estejam presentes, apresentando os significados dessa experiência pessoal de inclusão para cada participante. Como referencial teórico desenvolvemos os seguintes itens Educação, Escola e Educação Física Escolar, O processo de inclusão na Educação Física escolar e a abordagem cooperativa de ensino e os Jogos Cooperativos. Como aspectos metodológicos optamos pela pesquisa participantes, escolhemos duas turmas do Ensino Fundamental anos finais da Escola Municipal Deputado Djalma Marinho com 60 alunos no total, utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados dois questionários com questões abertas e fechadas um no início e outro no final da unidade de ensino, e observação participante. Como produto educacional a deveremos apresentar uma trilha contendo possibilidades de Jogos Cooperativos e Semi-cooperativos, para compartilhar com os professores da área desse conhecimento. Esperamos que estudo traga contribuições para os professores e novos elementos para abordagem dos JC na Educação Física Escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 348064 - ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
Interno - 1803456 - TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
Externo à Instituição - LUIZ ARTHUR NUNES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 21/12/2022 14:27
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