Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA PATRICIA RAMOS DE SOUZA

LOCAL: Ambiente virtual - Link: https://meet.google.com/grx-fqdn-bsd

FÚTBOL CALLEJERO NA ESCOLA: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A INCLUSÃO DE MENINAS

gênero, callejero, empoderamento, Educação Física

As meninas sofrem com uma série de preconceitos que são arraigados socialmente, os quais adentram os muros do ambiente escolar e as afastam da prática. A extrema competitividade com que o esporte é trabalhado na escola, perpetuando a seletividade e a ideia de que os melhores devem se sobressair e ter mais participação, como também as divisões por gênero acabam minando aquelas e aqueles que por ventura se sintam incapazes ou com habilidades restritas para a prática de atividades físicas. Ao analisar as questões de gênero e protagonismo feminino na prática do futebol na escola e ao desenvolver uma unidade didática através do fútbol Callejero, pretende-se equilibrar a participação de ambos os gêneros nas aulas de Educação Física, como também exercitar autonomia e emancipação. Entendendo que a sala de aula pode ser o objeto de pesquisa, com indivíduos atuantes e protagonistas do estudo, a pesquisa participante é o instrumento ideal para avaliar a prática e modificar uma determinada realidade. A pesquisa será realizada na Escola Municipal Miguel Mollick Italiano, situada do distrito de Piau, zona rural do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. A amostra da pesquisa se dará com alunos e alunas matriculados nos 9ºs ano do ensino fundamental II, em uma estimativa de aproximadamente 35 alunos no total. Com base na análise de conteúdo será feita a discussão dos dados coletados nas entrevistas, por meio da análise temática, fundamentada em Minayo (1992). Para a coleta de dados serão utilizados diários de campo e gravações das aulas. Para análise dos dados, além da análise de conteúdo dos diários de campo, também será feita a observação através de filmagens e gravações.

Presidente - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA
Interna - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA