Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CLÁUDIO DE SOUSA WANDERLEY MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ CLÁUDIO DE SOUSA WANDERLEY MONTEIRO
DATA : 16/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: online
TÍTULO:

TÊNIS NA EDUCAÇÃO FÌSICA ESCOLAR:

UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Educação Física escolar, conteúdo, métodos, Tênis.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

A diversidade de conteúdos propostos pelas várias abordagens pedagógicas para a Educação Física escolar leva-nos a discussões e reflexões que interferem no ensino e no desenvolvimento pedagógico destes em nossas aulas. É fato que os conteúdos elencados, permitem aos alunos vivenciarem as mais variadas práticas corporais e, em se tratando do esporte, indo além do tradicional quarteto fantástico, a presença do esporte de rede/quadra dividida: tênis, como modalidade esportiva, oferece uma possibilidade de sua aplicação nas escolas. Apesar da BNCC, como documento oficial, apresentar o tênis como conteúdo da Educação Física escolar, é perceptível sua ausência nas práticas escolares pelas mais variadas alegações. Assim, visualizamos com a proposta do tênis de campo como conteúdo, ofertar esta modalidade de uma forma inovadora com métodos contemporâneos de ensino que possibilite a sua presença como esporte na e da escola através de adaptação de espaço, equipamentos e de materiais didáticos para a sua prática, onde, diante do exposto, os objetivos propostos para esta pesquisa foi desenvolver uma unidade didática sobre o ensino do tênis na escola, superando as dificuldades sempre alegadas para a não inclusão deste conteúdo em nossos planejamentos anuais. O presente estudo tem caráter descritivo, tipo relato de experiência. O Objetivo foi desenvolver uma unidade didática de aula na Educação Física escolar que trabalhe e dialogue com o conteúdo “Tênis”, visto que de acordo com o documento oficial Base Nacional Comum Curricular (BNCC), este conteúdo faz parte do componente curricular Educação Física, mas que seu ensino e aprendizagem se mantem “esquecido” por essa disciplina sob algumas conhecidas alegações como a falta de materiais e espaços adequados, entre outros. Este relato deu-se ao longo das aulas de Educação Física que ocorreram na EMEF Anaíza Luiz Calixto, localizada no município de Patos (PB) - interior do sertão paraibano. Já o conteúdo selecionado para o presente estudo, foi de acordo com a BNCC, esporte de rede/quadra dividida: Tênis, em virtude da necessidade de possibilitar o ensino-aprendizagem dessa modalidade através de uma transformação didático pedagógica no contexto escolar. No final, a pesquisa nos mostrou que: 1) O tênis como conteúdo da Educação Física escolar – é possível sua aplicação mesmo diante das conhecidas problemáticas que são usadas para justificar a não inclusão deste e de outros conteúdos no ambiente escolar; 2) Métodos e formas inovadoras de ensino – através de um trabalho interdisciplinar e com o envolvimento dos alunos possibilitando seu protagonismo,  mostramos ser possível criar as condições necessárias para o ensino desta modalidade no ambiente escolar; 3) O tênis como conteúdo na percepção dos alunos – possibilitou a aprendizagem e a sua prática, através do conhecimento da sua lógica interna, por meio de métodos contemporâneos de ensino, onde demonstrou a importância deste nas aulas e Educação Física possibilitando o acesso a um esporte “diferente”. Por fim, concluímos que o tênis é um conteúdo possível de sua aplicação no meio escolar e de grande aceitação por parte dos alunos, pois se apresenta como uma modalidade que além do uso de implemento, possibilita a participação ativa do aluno, oportunizando inclusão, satisfação e protagonismo na sua aprendizagem, quando trabalhado de forma inovadora e por ter como característica ser um esporte individual e de duplas.    


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interna - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA
Interno - 1803456 - TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN
Notícia cadastrada em: 09/12/2022 09:29
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