Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO ROCHA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO ROCHA DO NASCIMENTO
DATA : 17/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: DEF (NATAL-RN)
TÍTULO:

INCLUSÃO DOS ESPORTES ADAPTADOS NAS UNIDADES TEMÁTICAS E
OBJETOS DO CONHECIMENTO DA BNCC: Novas possibilidades para a
disciplina de Educação Física do ensino médio.


PALAVRAS-CHAVES:

Esporte Adaptado, Inclusão, Educação Física no Ensino Médio.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

Especificamente entre os professores do Ensino Médio uma maior inquietude
ascendeu pelo fato da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não deixar
claro em seu documento quais conteúdos mínimos seriam abordados nesse
ciclo de ensino.Dois temas bastante relevantes e contemporâneos nos faz
refletir sobre sua escolha no momento da ministração das aulas de Educação
Física escolar no Ensino Médio, que é o esporte adaptado a inclusão. A
inclusão e o esporte adaptado, quando encaradas como um fenômeno,
influenciam nas discussões e abrem novas possibilidades metodológicas que
podem facilmente serem utilizadas dentro de um processo educacional.
Considerando os novos rumos da educação especial para o século XXI, dentro
da perspectiva de inclusão, Costa e Sousa (2004, p.38) esclarece que não
podemos mais pensar em educação especial desvinculada da educação geral.
E o mesmo ocorrendo com a educação física adaptada, que no seu
entendimento não pode mais ficar desvinculada da educação física geral.
Mantoan (2003, p.13), afirma que o objetivo da inclusão é não deixar ninguém
no exterior do ensino regular, desde o começo da vida escolar. As escolas
inclusivas propõem um modo de organização do sistema educacional que
considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função
dessas necessidades. Dificilmente vemos nas aulas de Educação Física a
utilização do esporte adaptados como conteúdo escolhido pelos professores na
hora de construir seu planejamento e unidade temática. Percebemos a
dificuldade dos professores nessa atuação pedagógica com os (as) alunos (as)
sob o prisma da inclusão. A pesquisa tem como objetivo geral Implementar
uma unidade temática, que inclua com clareza os esportes adaptados como
temas dentro das unidades temáticas e objetos do conhecimento, que são
ofertadas como conteúdos básicos na BNCC para o Ensino Médio. Fará parte
desta pesquisa, os (as) estudantes do 3º ano do Ensino Médio, da Escola
EEFM Antônio Dias Macedo, situada no município de Fortaleza/CE, sendo
duas turmas compostas por 64 alunos (as), sendo 21 alunos e 43 alunas, na
faixa etária entre 17 e 21 anos. Regularmente matriculados nos períodos
matutino e vespertino. A pesquisa é de natureza qualitativa caracterizando-se
como Pesquisa-ação. A Abordagem qualitativa segundo Gil (2006), diz que a
interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no
processo de pesquisa qualitativa, pois não requer o uso de métodos e técnicas
estatísticas, o ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados, e o
pesquisador é o instrumento-chave. Será aplicado: Um questionário
diagnóstico no início da pesquisa, criado pela professora-pesquisadora sobre a
experiência dos (as) alunos (as) sobre Esporte Adaptado e inclusão no Ensino
Fundamental. Diário de campo da professora-pesquisadora: Registro das
observações, se caracterizará como instrumento importante considerando as
impressões do (a) pesquisador (a) sobre as ações e relações reveladas
durante a aula. A professora pesquisadora irá registrar todas as aulas no diário
de campo, descrevendo como está ocorrendo a interação dos (as) alunos em
relação ao tema abordado. Questionário avaliativo criado pela professora
pesquisadora, aplicado no final do último encontro. Os (as) alunos (as) irão

responder perguntas subjetivas apontando a sua compreensão sobre unidade
didática esporte adaptado e inclusão. O método de análise de conteúdo,
fundamentado em Bardin (2011), subsidiará a análise e interpretação dos
dados, considerando a seguinte organização: 1º Após informações recolhidas
pelos diversos instrumentos serão classificadas em categorias para a
realização da análise e interpretação das informações obtidas,2º Será realizada
uma leitura interpretativa em torno das categorias temáticas, para a realização
da análise e interpretação das informações obtidas. Como não temos
referências de unidades temáticas para o ensino médio na BNCC, a
possibilidade de criação de uma unidade temática que incorpore os esportes
adaptados, irá permitir com que o aluno (a) usufrua, produza e transforme os
elementos da cultura corporal do movimento, ampliando o trabalho realizado no
ensino fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interno - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS - UFRNExterno à Instituição - Roseli Belmonte Machado - UFRGS
Notícia cadastrada em: 09/11/2022 08:49
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