Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIO KLEDIR REGIS CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIO KLEDIR REGIS CASTRO
DATA : 28/07/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Síncrona online - DEF
TÍTULO:

O ENSINO DA GINÁSTICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física Escolar; Aprendizagem Significativa; Ginástica.


PÁGINAS: 31
RESUMO:

Nas últimas décadas professores de Educação Física tem buscado melhorar sua prática pedagógica no trato com os conteúdos da área. Percebemos, ainda que de forma tímida, avanços no reconhecimento da importância da Educação Física no âmbito escolar e como componente curricular essencial na formação integral dos estudantes. Apropriar-se, na prática, de pressupostos teóricos e metodológicos no processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos contribuirá cada vez mais na valorização e legitimação da Educação Física na escola. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1963) que busca promover um processo de ensino e aprendizagem com sentidos e significados para os estudantes, superando uma aprendizagem mecânica dos conteúdos, e as contribuições a essa teoria de vários outros teóricos como: Novak (1981), Gowin (1981), Vergnaud (1990) e Moreira (2005), tem ganhado espaço em pesquisas, estudos e aplicação prática em sistemas de educação. A presente pesquisa tem por objetivo analisar o ensino da ginástica em uma turma do 8º ano do ensino fundamental anos finais com base na perspectiva da aprendizagem significativa. A metodologia de caráter qualitativo, se utilizará de processos das metodologias participativas, no caso específico deste trabalho, a pesquisa-intervenção. Participarão do estudo trinta estudantes do 8º ano do ensino fundamental dos anos finais de uma escola pública municipal do interior do Ceará. Realizaremos as intervenções em um período de dois meses,  correspondente a um bimestre letivo. As intervenções acontecerão em 06 encontros com duas aulas geminadas. As aulas são de 50 minutos cada. Sendo assim a proposta será desenvolvida em 12 aulas. Os instrumentos para coleta dos dados envolvem: questionário para averiguação de conhecimentos prévios, mapas conceituais pré e pós-intervenções, diário de campo do professor e portfólios dos estudantes. A análise das respostas do questionário (conhecimentos prévios) servirá de material potencialmente significativo para construção e elaboração das intervenções pedagógicas. Para análise dos mapas conceituais serão feitas comparações entre as construções pré e pós-intervenção. E para análise do conteúdo do diário de campo do professor e dos portfólios dos estudantes serão criadas categorias de análise diante das observações e registros.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLÁUDIA FOGANHOLI ALVES
Presidente - ***.051.834-** - MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA - UFF
Interna - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA
Notícia cadastrada em: 19/07/2022 09:43
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