Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULINELLE DE ARAÚJO FIGUEIRÊDO

DISCENTE : PAULINELLE DE ARAÚJO FIGUEIRÊDO
DATA : 29/07/2022
LOCAL: Síncrona online - DEF

ESPORTES COM RAQUETES: uma proposta de intervenção na escola pública de tempo integral.

Educação Física; Escola de ensino em tempo integral; Esportes com raquetes.

A Educação Física tem buscado a sua legitimação e consolidação como componente curricular da escola, sendo imprescindível a busca pela sua organização a partir de uma intencionalidade pedagógica, permitindo que os educandos conheçam e experimentem as práticas que compõem a cultura do movimento. Reconhecendo a importância de diversificar e oportunizar novos conteúdos e metodologias nas aulas de Educação Física na escola, este trabalho tem como objetivo aplicar e analisar uma proposta de intervenção pedagógica que possibilite a inserção dos esportes com raquetes em uma disciplina eletiva na escola de tempo integral. Com o desenvolvimento e avaliação desta unidade didática, espero contribuir, descobrir, construir e sistematizar ferramentas para facilitar o trato dos seguintes esportes com raquetes: Tênis de campo, Tênis de mesa, Beach Tênis, Badminton, Frescobol, Quimbol e Speedball, e com isso apresentar os limites e possibilidades que poderão ser descobertas e desenvolvidas com os educandos através da aprendizagem cooperativa na disciplina eletiva de esportes com raquetes. Participam da pesquisa 30 estudantes das turmas de 1ª série do ensino médio, inscritos na disciplina eletiva de esportes com raquetes e que aceitem, por meio dos devidos termos, participar do referido estudo que acontece na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Dom Antônio Campelo de Aragão. A construção do trabalho tem como base uma proposta de pesquisa qualitativa do tipo intervenção, ou seja, um estudo participativo caracterizado pela contribuição de pesquisador e sujeitos da pesquisa para a construção de soluções dos problemas identificados. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e cadastrada na Plataforma Brasil, obtendo o parecer favorável.

Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN
Presidente - ***.051.834-** - MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA - UFF