Banca de DEFESA: GILYAN MEDEIROS

DATA : 01/06/2022
LOCAL: https://meet.google.com/fvo-ttfr-dat

Ensino Experimental investigativo de Ondas estacionárias

Aprendizagem Investigativa, Ondas estacionárias, Atividade experimental, Impressora 3D.

O presente trabalho refere-se a uma sequência didática, a partir da construção e aplicação de um produto educacional, sobre o conteúdo de ondas estacionárias. Este produto, promove a inserção de novas tecnologias de ensino, em especial a tecnologia da impressão 3D, nas salas de aula, tendo por objetivo a produção de material didático experimental para auxiliar os professores nas aulas de Física. Essa tecnologia de impressão 3D foi utilizada na elaboração e confecção de kits experimentais que reproduziam ondas estacionárias. A partir deles, os estudantes conseguiam explorar os conceitos vistos em sala de aula na prática, através da visualização dos fenômenos, da aplicação do conteúdo na identificação das características das ondas e na execução das equações, utilizando as informações conhecidas, para calcular a frequência da onda gerada. Para o desenvolvimento das aulas, foi utilizado a metodologia da aprendizagem investigativa, associada à prática experimental. Para esse fim, foi elaborado e disponibilizado um roteiro de aula investigativa, que continha a situação problema a ser trabalhada e atividades norteadoras que estimulassem a investigação por parte dos estudantes, além de um manual que os auxiliasse a montar o experimento. O produto foi aplicado em três turmas do segundo ano do ensino médio técnico integral, na cidade de Bananeiras - PB. Devido a situação pandêmica vivida no ano de 2021, as atividades foram desenvolvidas sob o formato híbrido de ensino, com aulas presenciais e remotas. Em razão disso, os dados colhidos após a aplicação do produto referem-se a estudantes que assistiram 100% das aulas, sob os dois formatos, e a estudantes que assistiram apenas as aulas remotas. Como resultado, foi observado uma melhora na absorção e aplicação de conteúdos teóricos, enquanto que nas atividades que envolviam a matemática essa melhora já não foi tão evidente. Por fim, conclui-se que este produto educacional proporciona uma melhora para o ensino-aprendizagem de Física, uma vez que as atividades investigativas tornam a sala de aula um ambiente mais participativo e estimulam o pensamento crítico.

Presidente - 2042579 - SAMYR SILVA BEZERRA JACOME

Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Externo à Instituição - JACQUES COUSTEAU DA SILVA BORGES - IFRN

Notícia cadastrada em: 16/04/2022 15:29