Banca de DEFESA: RAQUEL VIANA BERNARDO

DISCENTE : RAQUEL VIANA BERNARDO
DATA : 28/06/2019
LOCAL: Escola de Ciência e Tecnologia

APLICAÇÃO DO JOGO DESVENDANDO OS SEGREDOS DO UNIVERSO E A CAIXA DOS ECLIPSES PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Ensino de Física. Astronomia. Jogos. Ensino-aprendizagem.

Buscamos usar a Astronomia como tema motivador para o ensino de Física no ensino médio, sendo assim um facilitador no processo de ensino- aprendizagem. Para alcançar tal objetivo, utilizamos práticas lúdicas para o despertar do interesse dos estudantes a partir da criação de jogos, sendo estes: “Desvendando os segredos do Universo” e “Caixa dos Eclipses”. O primeiro é um jogo de tabuleiro clássico, que desperta o interesse e que pode ser usado por pessoas de todas as idades, já que se trata de um tema que envolve o fascínio da curiosidade, do êxtase e contemplação do desconhecido, do indizível. No entanto, apesar de despertar o interesse e aguçamento em todas as idades, é provável que se encontre um pouco de dificuldade para crianças até oito anos, já que envolve o conhecimento da funcionalidade do Universo e em razão da própria complexidade do tema. O nível de perguntas pode ser um pouco elevado e difícil de entendimento para essa faixa etária. As regras do jogo são simples, funcionando como outro qualquer jogo de tabuleiro que é necessário chegar ao fim da jornada para vencê-lo. É possível reunir várias pessoas e dividi-las em dois grupos para, juntos, percorrerem o caminho do jogo, desvendando as curiosidades sobre o universo e realizando uma verdadeira viagem espacial pelo nosso Sistema Solar. O segundo é uma caixa com modelos em grande escala do Sol, Lua e Terra, mostrando o alinhamento e as condições para a ocorrência dos eclipses, fases da Lua e estações do ano. O trabalho foi aplicado com estudantes da segunda série do ensino médio, com o objetivo de avaliar e analisar o conhecimento adquirido nas primeiras séries do ensino básico. Observou-se, a partir das análises, que a proposta apresentada por esta dissertação obteve resultados satisfatórios quanto ao aprendizado de Astronomia. Descobrir mais um pouco do seu planeta Terra e os planetas que orbitam o Sol, fará você descobrir um amor pela astronomia e contemplar que o céu é uma incógnita e tem a nos oferecer muito mais do que pensamos.

Interno - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Presidente - 4857669 - JEFFERSON SOARES DA COSTA
Externo à Instituição - THIAGO BRUNO RAFAEL DE FREITAS OLIVEIRA - IFRN
Notícia cadastrada em: 07/06/2019 09:15