Banca de DEFESA: MAXMYLLER REZENDE COSTA

DISCENTE : MAXMYLLER REZENDE COSTA
DATA : 21/09/2018
LOCAL: ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Avaliação e Ensino de Ondulatória, Acústica e Movimento Harmônico Simples usando contexto musical e jogo de tabuleiro

física, música, ondulatória, acústica, MHS, jogos, metodologia de avaliação, ensino de física, concepções alternativas, três momentos pedagógicos.

Esta dissertação propõe-se a relatar a aplicação do produto destinado à orientação de docentes em física no que diz respeito a concepções alternativas de avaliação ou até ensino dos conceitos gerais relacionados à ondulatória, acústica ou mesmo Movimento Harmônico Simples (M.H.S.) através da problematização musical e o auxílio e da lúdica metodologia como o uso de jogo de tabuleiro, de acordo com as necessidades das turmas de estudantes respeitando as realidades de cada turma. A proposta é de que o professor possa ter o auxílio de uma metodologia simples, barata, direta e facilmente aplicável para a dinâmica de ensino-aprendizagem em uma metodologia diferenciada de avaliação continuada no contexto geral de ensino de física, mas podendo também auxiliá-lo no processo de problematização dos assuntos. Neste trabalho, que apresento, inicia-se com um levantamento sobre o que é proposto em alguns artigos científicos acerca da problemática e a relevância dessas metodologias em uso de jogos na capacidade de melhor assimilar um determinado assunto quando ativado o senso de participação e coletividade dos participantes, continuando com uma contextualização sobre a relevância eficácia do uso de jogos para o ensino de ciências, além de uma breve fundamentação teórica sobre ondulatória e acústica, recortes por mim escolhidos, passando pela aplicação do produto e finalizando com os gráficos dos resultados e as considerações finais sobre os resultados atingidos.

Interno - 4857669 - JEFFERSON SOARES DA COSTA
Presidente - 2998751 - PAULO HENRIQUE SOUSA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - TIBERIO MAGNO DE LIMA ALVES
Notícia cadastrada em: 17/08/2018 09:17