Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO LINDOMAR DE SOUZA

DISCENTE : FRANCISCO LINDOMAR DE SOUZA
DATA : 03/08/2021
LOCAL: Em ambiente virtual (Google Meet)

CICLO DE MELHORIA DA QUALIDADE PARA PREVENÇÃO DE FLEBITE EM UMA MATERNIDADE ESCOLA

Melhoria da qualidade; Ciclo de melhoria; prevenção de flebite.

Introdução: A Terapia Intravenosa (TIV) é um procedimento rotineiro realizado pelos profissionais de Enfermagem. Trata-se de um conjunto de intervenções realizadas com os pacientes para o tratamento de enfermidades e realizada por acesso central ou periférico por meio da prática da punção venosa. A TIV pode ocasionar complicações como a flebite, uma inflamação que ocorre no interior de uma veia no momento em que as células endoteliais da parede do vaso que está inserido o cateter se tornam inflamadas e irregulares. Para minimizar os riscos à saúde do paciente em TIV, medidas de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde recomendados pela ANVISA são importantes. Objetivo: Elaborar um protocolo assistencial (Bundle) para nortear a prática segura da terapia intravenosa na Unidade de Ginecologia da MEJC. Metodologia: Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo antes e depois, de série temporal, com abordagem do estudo quanti-qualitativa, realizado na Unidade de Ginecologia de uma Maternidade Escola. Em que serão utilizadas ferramentas estratégicas para eficácia da implementação da intervenção proposta, como a estimulação da participação reflexiva da equipe de enfermagem envolvida na atividade com a utilização do brainstorming e a matriz de priorização da problemática e critérios de qualidade a serem estabelecidos. A coleta de dados será por meio da observação não participante e análise de documentos secundários de prontuário relativos ao paciente. Para a análise dos dados será utilizado o instrumento do Diagrama de Pareto, que auxiliará na avaliação do nível de qualidade dos critérios analisados, o seu não cumprimento e cumprimento e as causas e efeitos da qualidade. O processo passará por quatro etapas que contribuíram para a implementação do ciclo de melhorias. Resultados preliminares: Os resultados preliminares deste estudo até o momento permitiram compreender que os critérios de qualidade ora estabelecidos, poderão, por meio da avaliação de melhoria da qualidade no processo, analisar o procedimento de punção e manutenção de cateter intravenoso periférico pré e pós-intervenções, bem como verificar o nível de cumprimento dos critérios avaliados. Conclusões: Medidas como a implementação de bundles nos cuidados em saúde auxilia na prevenção de complicações, bem como contribui para a redução de outras problemáticas, como custos financeiros hospitalar, tempo de hospitalização, entre outros.

Interna - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
Externa ao Programa - 2863520 - SUENIA SILVA DE MESQUITA XAVIER