Avaliação dos impactos ambientais e sociais gerados pela utilização do kit Embrapa de ordenha manual na produção de leite de cabra.
Palavras-chave: Ambitec, caprinocultura, leite, impacto.
Avaliação dos impactos ambientais e sociais gerados pela utilização do kit Embrapa de ordenha manual na produção de leite de cabra.
Aline Moreira Portella de Melo
RESUMO
Em conseqüência do grande desenvolvimento da caprinocultura leiteira de base familiar nos últimos anos e da necessidade de tecnologias que promovam melhorias na qualidade e na quantidade do que é produzido, a Embrapa desenvolveu um “Kit de ordenha manual para caprinos”, que visa à melhoria das condições de vida dos produtores de leite de base familiar, possibilitando a manutenção deste na sua respectiva cadeia produtiva com um produto de qualidade. Assim, o objetivo do presente trabalho é avaliar o desempenho sócio-ambiental (avaliação ex-ante e ex-post) de 14 propriedades de base familiar selecionadas no município de Monteiro/PB. Para tanto, será utilizado o Sistema de Avaliação de Impacto Ambiental de Inovação Tecnológica, denominado Sistema-Ambitec, que é formado por um conjunto de indicadores organizados em matrizes de ponderação automatizadas. Neste estudo, serão aplicados dois módulos do sistema: Ambitec-Produção Animal e Ambitec-Social. Para análise dos dados serão utilizadas as médias dos módulos de cada indicador e as médias dos índices de impacto para nível de comparação, assim como será utilizada a técnica estatística de análise multivariada de agrupamento por ‘vizinho mais próximo’. Espera-se com o resultado, que sejam identificados os impactos positivos e/ou negativos do uso do kit, tanto no âmbito ambiental como no social, e que estes possam contribuir para a melhoria na produção caprina leiteira a nível nacional, visando bases sustentáveis de produção.
Palavras-chave: Ambitec, caprinocultura, leite, impacto.