EFEITO DA EXPOSIÇÃO AO LEITE NO PERFIL REDOX DO CAENORHABDITIS ELEGANS E O PERFIL DO CONSUMIDOR DO LEITE A2.
A2A2; beta-caseína; estresse oxidativo; questionário
O estresse oxidativo é um desequilíbrio entre a produção e a desintoxicação de espécies reativas de oxigênio, o qual está associado ao desenvolvimento de doenças humanas. Visando outras alternativas de modelos experimentais à camundongos e cultura de células, Caenorhabditis elegans (C. elegans) é um excelente organismo modelo para desenvolvimentos de pesquisas, o qual possui vias de sinalização que são altamente conservadas para estudar o estresse oxidativo. No primeiro capítulo, objetivou-se avaliar o efeito da exposição ao leite no perfil redox do Caenorhabditis elegans. Foram utilizadas 04 amostras de leite devidamente pasteurizadas. O tratamento padrão para todos os ensaios foi por meio líquido (S basal/M9) com 20% leite. O efeito do tratamento foi testado no C. elegans em estágio L4, através dos ensaios de tamanho corporal, batimentos faríngeos, quantificação de progênie, resistência ao estresse oxidativo e quantificação de espécies reativas de oxigênio (EROs). O leite afetou o desenvolvimento, porém não houve interferência no número de batimentos faríngeos dos animais, nem causou alterações na capacidade de reprodução. O tratamento do C elegans com 20% leite não parece aumentar a produção de ERO e nem diminuir a sobrevivência em condições de estresse. Este estudo contribui para a caracterização dos efeitos da exposição ao leite no nematódeo C. elegans. O segundo capítulo, abrange o papel do consumidor na comercialização e aumento da disponibilidade de produtos provenientes de leite A2, o qual se faz de extrema importância para ditar a demanda e distribuição nacional do produto. Tem como objetivo, realizar um levantamento quanto ao conhecimento, consumo e mercado do leite e seus derivados pela população, com ênfase no leite A2. Questionários on-line através da plataforma “Google Formulários”, com caráter exploratório e descritivo foram aplicados para obtenção de respostas relacionadas ao conhecimento e consumo do leite A2. A pesquisa evidencia as preferências e interesses do consumidor acerca do leite A2, obtendo-se recurso-chave para inserção de um produto cada vez mais acessível e disponível, chamando atenção para os produtores de leite para seleção genética do rebanho de vacas A2A2.