Perfil de consumidores de alimentos orgânicos e funcionais
alimentos funcionais, causas limitantes de consumo, frequência de consumo, motivos de consumo, qualidade de vida.
O desenvolvimento da agricultura orgânica exibe um modelo de consumo sustentável nos segmentos econômicos, sociais e ambientais, produzindo alimentos saudáveis, sem a utilização de produtos químicos sintéticos. Paralelamente, os alimentos funcionais se destacam pela capacidade de promover uma série de benefícios a saúde humana em função da presença de compostos bioativos, responsáveis por desempenhar atividade antioxidante e antienzimática, resultando na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, dentre outras. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar o perfil de consumidores de alimentos orgânicos e seu interesse em consumir orgânicos enriquecidos com propriedades funcionais. O trabalho foi desenvolvido através de investigação do perfil de consumidor de alimentos orgânicos e funcionais mediante aplicação de questionário abrigado na plataforma Google Formulários® (docs.google.com/forms/), onde foram coletados 1230 respondentes de todos os estados brasileiros através de redes sociais (WhatsApp® e Facebook®), durante o mês de março de 2017. Os resultados alcançados mostram que homens e mulheres apresentaram comportamento semelhante em relação a frequência de consumo, grau de confiança e disponibilidade em pagar mais por um alimento orgânico, entretanto, mulheres se diferenciam com maior interesse em consumir alimentos orgânicos com potencial funcional. O preço elevado e presença de poucos estabelecimentos foram as principais causas limitantes, enquanto os principais motivos de consumo de alimentos orgânicos foram seu potencial saudável e a capacidade de promover melhoras na qualidade de vida. Frutas, hortaliças, produtos apículas e ovos orgânicos foram apontados como orgânicos mais consumidos, com destaque para maior consumo entre as mulheres. Os alimentos funcionais mais consumidos são as frutas, verduras e legumes, sendo que as mulheres contribuem com maior consumo.