Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS ALIGHIERI NEVES COSTA BATISTA

DISCENTE : LUCAS ALIGHIERI NEVES COSTA BATISTA
DATA : 09/03/2020
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich - Departamento de Bioquímica

Avaliação de polissacarídeos sulfatados antioxidantes da alga Dictyopteris delicatula como agentes antiurolítico

heterofucanas, algas marrons, antioxidante, cálculos renais e polissacarídeos sulfatados

Fucanas e fucoidans são polissacarídeos que contêm L-fucose sulfatada em sua constituição e são encontrados em algas marrons, atribui-se a essas moléculas diversas atividades farmacológicas como: anticoagulante, antitrombótica, antiproliferativa, antinociceptivo, osteogênica e outras. A ampla presença de grupamentos carboxila e sulfato nas fucanas e fucoidans confere a essas moléculas uma elevada carga negativa, o que é uma característica comum nos inibidores da formação de cálculos renais de oxalato de cálcio (CaOx), por isso considera-se que as fucanas e fucoidans têm elevado potencial como agentes antiurolítico. Outro ponto positivo para as fucanas e fucoidan como agentes antiuroliticos, é a sua propriedade antioxidante, já que essa propriedade é muito desejada em fármacos que combatam a urolitíase. Considerando a carga negativa e a atividade antioxidante como um fator chave para atividade antiurolítica o presente estudo teve como objetivo avaliar o potencial antiurolítico de polissacarídeos extraídos da macroalga Dictyopteris delicatula – uma macroalga amplamente encontrada em todo o litoral nordestino – por meio da análise da influência desses polissacarídeos na cristalização do CaOx in vitro e da capacidade deles em prevenir o estresse oxidativo em células MDCK. Polissacarídeos de D. delicatula foram extraídos por proteólise à quente e fracionados por meio precipitação com volumes crescente de acetona em cinco diferentes frações: F0,5v, F0,7v, F1,0v, F1,5v e F2,0v. A composição das frações foi determinada por meio de análise físico-química, a partir da qual comprovou-se que se tratava de frações ricas em polissacarídeos sulfatados (FRPS). A cristalização do CaOx foi induzida in vitro adicionando oxalato de sódio à uma solução de cloreto de cálcio, que continha ou não solução uma das FRPS. Quando formados na presença das FRPS os cristais CaOx foram menores, mais numerosos e com carga superficial altamente negativa, com destaque para a atividade modulatória da F0,5v, cuja presença na cristalização aumentou 1721 vezes o número de cristais formados, reduziu em mais de 90% o tamanho dos cristais, aumentou a carga negativa da superfície de -7 mV para -35 mV e impediu completamente a formação de cristais CaOx monoidratados, com base nesses resultados a F0,5v foi escolhida para ser melhor avaliada. A F0,5v foi fracionada por cromatografia de troca iônica e cinco subfrações foram obtidas: 0.2 M, 0.4 M, 0.5 M, 0.6 M e 1.0 M. A caracterização química da F0,5v e das suas subfrações revelaram que a F0,5v é constituída principalmente por fucose, glucose, ácido glucurônico e sulfato. As atividades antioxidante e moduladora da cristalização de CaOx de nenhuma das subfrações foi superior às atividades da F0,5v não fracionada, indicando que a F0,5v é mais eficiente quando na forma nativa. Quanto a atividade antioxidante a F0,5v foi capaz de sequestrar 79% dos radicais hidroxila, 10% dos radicais superóxido, 22% do óxido nítrico e teve atividade antioxidante equivalente a 31 mg de ácido ascórbico, além disso ela tem ação antioxidante em célula, pois ela (0,5 mg/mL) aboliu efeito do peróxido de hidrogênio em diminuir a viabilidade dessas células. Quanto a modulação na cristalização, a F0,5v, mesmo em concentrações pequenas como 0,01 mg/mL, promove a nucleação heterógena e a formação de cristais pequenos, diidratados e incapazes de agregarem-se. Considerando a atividade antioxidante e modulatória da cristalização do CaOx da F0,5v conclui-se que esse composto tem potencial de prevenir a formação de cálculos renais de CaOx.

Externo à Instituição - DIEGO DE ARAUJO SABRY - IFRN
Presidente - 3060683 - LEONARDO THIAGO DUARTE BARRETO NOBRE
Externa à Instituição - MARÍLIA MEDEIROS FERNANDES DE NEGREIROS
Notícia cadastrada em: 28/02/2020 10:52