Qualificação Dissertação/Tese - Instruções

 

QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO OU TESE

ORIENTAÇÕES E FORMULÁRIO DE CADASTRO DE BANCA

 

QUALIFICAÇÃO – MESTRADO

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

- O estudante de mestrado deverá qualificar no prazo máximo de 20 (VINTE) meses após a data da matrícula inicial.


 

- A comissão examinadora para o mestrado e para o doutorado será composta por 3 (três) professores, todos com o título de doutor, sendo pelo menos 1 (um) interno ao programa e pelo menos 1 (um) externo ao programa. O orientador não fará parte da comissão examinadora.

 


- A qualificação será inserida no SIGAA mediante o envio do formulário Cadastro de Banca de Qualificação de Dissertação/tese, conforme modelo fornecido, por via eletrônica (ppgbioquimica@gmail.com.br). Ademais, para solicitação do exame de qualificação do mestrado, o estudante deverá apresentar:



I - a versão preliminar da dissertação, conforme modelo recomendado pelo PPGBIOQ;



II - o certificado de proficiência em língua estrangeira nos termos do Art. 41 do regimento.



  • No caso de reprovação no exame de qualificação o estudante de mestrado poderá agendar novo exame no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias após a data do primeiro exame. Caso esse prazo não seja cumprido o aluno será desligado.


  • No caso de reprovação no segundo exame de qualificação o estudante será desligado do curso. Casos excepcionais serão definidos pelo colegiado do programa.


  • O cumprimento de todas as etapas será um dos pré-requisitos para a defesa.


  • O cumprimento do calendário proposto servirá de subsídio para a comissão de bolsas do Programa avaliar a renovação das bolsas.


  • A não submissão do aluno ao exame de qualificação até o 20º mês, contado a partir da data de matrícula, implica no desligamento do aluno.


  • Há que se verificar a preferência da banca com respeito ao envio do boneco, se impresso ou em formato digital. O Programa opta pela redução de papel e enviará o arquivo digital da dissertação/tese. No caso da preferência pelo envio do formato impresso, o discente deverá encaminhar a dissertação/tese aos membros da banca com, no mínimo, 15 a 20 dias antes da data da qualificação.


 

 

 

QUALIFICAÇÃO – DOUTORADO

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

O estudante de doutorado deverá qualificar no prazo máximo de 36 (TRINTA E SEIS) meses após a data da matrícula inicial.


 

- A comissão examinadora para o mestrado e para o doutorado será composta por 3 (três) professores, todos com o título de doutor, sendo pelo menos 1 (um) interno ao programa e pelo menos 1 (um) externo ao programa. O orientador não fará parte da comissão examinadora.

 


- A qualificação será inserida no SIGAA mediante o envio do formulário Cadastro de Banca de Qualificação de Dissertação/tese, conforme modelo fornecido, por via eletrônica (ppgbioquimica@gmail.com.br). Ademais, para solicitação do exame de qualificação do doutorado, o estudante deverá apresentar:



I - a versão preliminar da tese, conforme modelo recomendado pelo PPGBIOQ; Anexo da Resolução n o 018/2019-CONSEPE, de 19 de fevereiro de 2019;



II - um manuscrito científico, como autor principal, já submetido ou publicado em revista indexada qualis B1 ou superior, de acordo com o critério estabelecido pelo comitê em que o PPGBIOQ se insere;



III - os comprovantes de proficiência em inglês e em um segundo idioma, nos termos do art. 41 do regimento. A não apresentação dos documentos descritos no prazo definido para solicitação do exame de qualificação implicará no desligamento do aluno.



- A comissão examinadora para o mestrado e para o doutorado será composta por 3 (três) professores, todos com o título de doutor, sendo pelo menos 1 (um) interno ao programa e pelo menos 1 (um) externo ao programa. O orientador não fará parte da comissão examinadora. A qualificação será arguitiva e corretiva. Após a arguição, o aluno terá como obrigação apresentar a nova versão de sua dissertação e ou tese considerando as sugestões da comissão examinadora. Ressalva-se ao orientador acatar ou não as sugestões propostas pela comissão examinadora.



- Caso necessário, o resultado final da qualificação poderá ser emitido pela comissão examinadora apenas após a avaliação da nova versão da dissertação ou tese. Esse resultado deverá ser emitido no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a data do exame de qualificação


 

  • No caso de reprovação no exame de qualificação, o estudante de doutorado deverá submeter-se a novo exame, no prazo máximo de 12 (doze) meses após a data do primeiro exame. Caso esse prazo não seja cumprido o aluno será desligado.


  • O estudante de doutorado que não for aprovado no segundo exame de qualificação, será desligado do curso. Casos excepcionais serão definidos pelo colegiado do programa.


  • O cumprimento de todas as etapas será um dos pré-requisitos para a defesa.


  • O cumprimento do calendário proposto servirá de subsídio para a comissão de bolsas do Programa avaliar a renovação das bolsas.


  • Qualquer um desses prazos pode ser antecipado conforme solicitação do orientador.


 

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao