Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE CARLOS DE FARIAS TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE CARLOS DE FARIAS TORRES
DATA : 26/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/edz-qwga-zxh
TÍTULO:

PROPOSTA PARA MELHORIA NA COMUNICAÇÃO DOS FLUXOS DE INFORMAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto Pedagógico de Curso, Fluxos de informação, Instituição de Ensino Superior (IES), Educação


PÁGINAS: 55
RESUMO:

Diversas transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas têm impactado profundamente o ensino superior, alterando a forma como os alunos aprendem, as instituições operam e o conhecimento é gerado e disseminado. O ritmo acelerado da mudança continua a desafiar as universidades a se adaptarem e inovarem para atender às demandas do século XXI. Diante disso, a UFRN vem promovendo a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), que é um documento estratégico para orientar a formação dos estudantes e que deve estar em consonância com as normativas federais e institucionais que regulamentam o Ensino Superior. Esse processo é complexo, constituído por diversos fluxos de informação, no qual participam diversos atores, instancias e documentos. Essa complexidade e a escassez de documentos orientadores podem ser motivos desencadeadores de atraso no andamento dos processos que tem sido percebido nos últimos três anos. Em vista disso, o objetivo geral da dissertação é propor a criação e implantação de um produto de comunicação que favoreça o conhecimento sobre o processo de elaboração dos projetos dos cursos de graduação da UFRN e seus fluxos de informação. Como objetivos específicos: a) investigar as percepções das coordenações sobre obstáculos e necessidades de informação durante a elaboração do PPC; b) compreender as diretrizes  institucionais para a elaboração e atualização dos PPCs e, assim identificar possíveis lacunas nos documentos analisados; c) mapear os fluxos informacionais dos processos, visando identificar lacunas de informação que possam influenciar no andamento dos processos; d) elaborar protótipos de produtos de comunicação (cartilhas e manuais), estabelecendo suas características, conteúdos e vias de disseminação. A presente pesquisa possui natureza qualitativa, com objetivos descritivos e aplicados. Os métodos de pesquisa utilizados serão a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o levantamento de dados, por meio de entrevista com coordenadores de cursos que realizaram atualização dos Projeto Pedagógico de Curso durante o período de 2021 a 2023. Os resultados permitirão conceber produtos de comunicação como cartilhas, manuais e vídeos que permitam esclarecer como ocorrem os fluxos de informação durante a atualização dos PPC de maneira que os processos possam ser concluído com sucesso e maior celeridade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3061498 - NANCY SANCHEZ TARRAGO
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Externo ao Programa - 2994191 - WAGNER LEITE RIBEIRO - UFRNExterna à Instituição - NADI HELENA PRESSER
Notícia cadastrada em: 16/04/2024 15:57
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