Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE CARLOS DE FARIAS TORRES

DISCENTE : JOSE CARLOS DE FARIAS TORRES
DATA : 26/04/2024
LOCAL: https://meet.google.com/edz-qwga-zxh

PROPOSTA PARA MELHORIA NA COMUNICAÇÃO DOS FLUXOS DE INFORMAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRN

Projeto Pedagógico de Curso, Fluxos de informação, Instituição de Ensino Superior (IES), Educação

Diversas transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas têm impactado profundamente o ensino superior, alterando a forma como os alunos aprendem, as instituições operam e o conhecimento é gerado e disseminado. O ritmo acelerado da mudança continua a desafiar as universidades a se adaptarem e inovarem para atender às demandas do século XXI. Diante disso, a UFRN vem promovendo a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), que é um documento estratégico para orientar a formação dos estudantes e que deve estar em consonância com as normativas federais e institucionais que regulamentam o Ensino Superior. Esse processo é complexo, constituído por diversos fluxos de informação, no qual participam diversos atores, instancias e documentos. Essa complexidade e a escassez de documentos orientadores podem ser motivos desencadeadores de atraso no andamento dos processos que tem sido percebido nos últimos três anos. Em vista disso, o objetivo geral da dissertação é propor a criação e implantação de um produto de comunicação que favoreça o conhecimento sobre o processo de elaboração dos projetos dos cursos de graduação da UFRN e seus fluxos de informação. Como objetivos específicos: a) investigar as percepções das coordenações sobre obstáculos e necessidades de informação durante a elaboração do PPC; b) compreender as diretrizes  institucionais para a elaboração e atualização dos PPCs e, assim identificar possíveis lacunas nos documentos analisados; c) mapear os fluxos informacionais dos processos, visando identificar lacunas de informação que possam influenciar no andamento dos processos; d) elaborar protótipos de produtos de comunicação (cartilhas e manuais), estabelecendo suas características, conteúdos e vias de disseminação. A presente pesquisa possui natureza qualitativa, com objetivos descritivos e aplicados. Os métodos de pesquisa utilizados serão a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o levantamento de dados, por meio de entrevista com coordenadores de cursos que realizaram atualização dos Projeto Pedagógico de Curso durante o período de 2021 a 2023. Os resultados permitirão conceber produtos de comunicação como cartilhas, manuais e vídeos que permitam esclarecer como ocorrem os fluxos de informação durante a atualização dos PPC de maneira que os processos possam ser concluído com sucesso e maior celeridade.

Presidente - 3061498 - NANCY SANCHEZ TARRAGO
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Externo ao Programa - 2994191 - WAGNER LEITE RIBEIRO - UFRNExterna à Instituição - NADI HELENA PRESSER
Notícia cadastrada em: 16/04/2024 15:57