Proposições da Gestão da Informação Orgânica no âmbito da Base Aérea de Natal: contributos para o processo de tomada de decisões
Gestão da Informação; informação orgânica; fluxo informacional; processo de tomada de decisões; Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica - SIGADAER; Base Aérea de Natal.
Aborda sobre proposições da gestão da informação como contributo para a tomada de decisão no âmbito da Base Aérea de Natal. O objetivo geral consiste em analisar o fluxo da informação orgânica no âmbito da Base Aérea de Natal, no uso do Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica com vista à proposições no campo da gestão da informação neste contexto. Esse objetivo foi operacionalizado mediante os seguintes objetivos específicos: caracterizar a Seção de Protocolo e Arquivo; identificar no fluxo informacional os ruídos e as principais barreiras no processo do trâmite eletrônico dos documentos e do acesso à informação orgânica para o processo de tomada de decisões; produzir a Norma Padrão de Ação (NPA) do Processo de Trâmite de Documentos Eletrônicos; mapear o fluxo informacional no trâmite (recebimento e expedição) dos documentos eletrônicos no Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica (SIGADAER); e elaborar um planning de gestão de documentos eletrônicos para a implantação de processos de gestão da informação no âmbito da Base Aérea de Natal. Para fundamentar esta proposta, conceitua a gestão da informação, fluxo da informação, informação orgânica e tomada de decisões, apresenta suas origens e objetivos, e descreve os modelos quando aplicáveis no contexto da Organização. Para contextualizar o referencial teórico, indica o histórico da Base Aérea de Natal e do Sistema em análise. A metodologia é de caráter descritivo e exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa. Como estudo de caso, inclui método de pesquisa bibliográfica, documental e de observação. Para o levantamento de dados foi utilizado questionário com perguntas fechadas e abertas, aplicado com nove Operadores do sistema e entrevista estruturada para onze Comandantes das Unidades Subordinadas à BANT. Quanto à análise dos dados, foi empregada a análise de conteúdo de Bardin, assim como foi utilizada análise estatística descritiva simples para os dados quantitativos. Com os resultados da análise de dados foi possível a produção da Norma Padrão de Ação de trâmite de documentos eletrônicos e do Planning de Gestão de Documentos Eletrônicos. Conclui que os objetivos foram alcançados em sua totalidade e que os resultados podem colaborar para a melhoria do uso do Sistema, que o alinhamento do fluxo informacional do trâmite de documentos eletrônicos pode possibilitar o acesso à informação orgânica de maneira que seja recurso para o processo de tomada de decisões, e que os procedimentos adotados possam contribuir na gestão da informação no âmbito da Base Aérea de Natal e ser referência em outras Organizações Militares do País e/ou Instituições públicas e privadas inseridas no mesmo contexto.