Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMERITO MORAIS DA NOBREGA

DISCENTE : ROMERITO MORAIS DA NOBREGA
DATA : 25/04/2024
LOCAL: https://meet.google.com/ddo-pjjj-bao

MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E FLUXOS INFORMACIONAIS NO PROCESSO DE AUTOARQUIVAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

Mediação da informação; Fluxos informacionais; Repositórios institucionais; Trabalho de conclusão de curso.

As discussões de uma comunicação científica mais social, ou seja, de livre acesso, surgiram em um panorama de crise das revistas científicas, onde já não era mais sustentável a ideia de que apenas poucas pessoas poderiam acessar o conhecimento científico que se era produzido, na maior parte com recursos públicos. Nesse contexto, em 2010 a UFRN implementou seu Repositório Institucional com o objetivo de disponibilizar sua produção científica a toda sociedade, em atendimento as diretrizes do Movimento de Acesso Aberto e Ciência Aberta. O povoamento desse repositório, no que diz respeito aos TCC’s de graduação, é hoje feito por autoarquivamento, em um processo constituído de três etapas bem definidas: depósito do aluno, validação do orientador e validação da biblioteca. Sendo assim, por se tratar de um processo informacional, é caracterizado pela existência de fluxos informacionais, atividades de mediação da informação e sujeitos diversos em cada etapa. Nesse sentido, a partir de experiências na etapa de validação da biblioteca, foi possível perceber um número alto de trabalhos rejeitados, tornando o processo pouco eficiente e, retardando a publicação desses trabalhos. Com isso, surgiu a necessidade de desenvolver a presente pesquisa, com o objetivo geral de investigar as principais dificuldades e lacunas no processo de depósito de TCC’s de graduação no RI-UFRN. Trata-se, portanto, de uma pesquisa social, de natureza qualitativa, a partir de um estudo de caso, cuja análise de resultados será feita a partir da Análise Categorial de Bardin. Em relação aos resultados parciais, foi possível caracterizar o processo a partir dos documentos institucionais e, posteriormente quando confrontados com os resultados dos alunos e servidores de biblioteca, será possível propor ações mediadoras para melhoria do processo como um todo.

Externo à Instituição - JOÃO ARLINDO DOS SANTOS NETO
Presidente - 2086430 - FERNANDO LUIZ VECHIATO