Banca de DEFESA: DIEGO SILVA SOUSA

DISCENTE : DIEGO SILVA SOUSA
DATA : 30/04/2024
LOCAL: https://meet.google.com/ygp-ovfw-sfp

Proposições para a Gestão da Informação na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Gestão da Informação; Gestão Documental; Fluxos informacionais; Clínica-Escola de Fonoaudiologia-UFRN.

No cenário atual, a informação nas organizações contemporâneas vem sendo cada vez mais consolidada como recurso estratégico na medida em que fomenta valor e influencia diretamente nos processos decisórios  organizacionais. Nas instituições públicas, muito embora o lucro e a competitividade não sejam pontos prioritários a serem alcançados, o cenário se assemelha, refletido na busca por melhoria dos processos, redução do retrabalho e aumento na qualidade dos serviços prestados. Para tanto, as organizações têm elaborado estratégias visando buscar formas para melhor organizar e gerir a informação que se materializa em forma de documentos, seja ela oriunda do ambiente externo ou produzida internamente. Este recurso precisa ser analisado, processado, armazenado e recuperado na medida em que os processos organizacionais acontecem. Neste contexto, a gestão da informação e a gestão documental mais especificamente, ganham ênfase como estratégias aliadas à busca pelo melhor controle da massa documental produzida neste âmbito.  Considerando as necessidades de aperfeiçoamento dos processos ligados ao gerenciamento de fluxo documental da Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UFRN, visando maior agilidade e precisão no armazenamento, processamento e recuperação e difusão da informação, aumento na qualidade dos serviços neste ambiente no tocante a segurança e privacidade dos documentos gerados, minorando problemas como a perda de documentos essenciais para a unidade, esta pesquisa teve como objetivo geral: diagnosticar como se dá o uso e o fluxo da informação na Clínica-Escola com vistas a proposição de estratégias de gestão documental para a unidade. Buscando o alcance do objetivo geral, de forma específica visou: Identificar as tipologias documentais presentes na Clínica-Escola de Fonoaudiologia; Analisar o uso do sistema SIGSAÚDE enquanto sistema de prontuários eletrônicos da unidade pesquisada; Mapear os processos de fluxo documental em uso na Clínica-Escola;  identificar os gargalos presentes no fluxo documental; Elaborar uma proposta de intervenção com vistas a propor mudanças no fluxo de informações por meio de ferramentas da gestão documental. Quanto à metodologia, a pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa, sendo classificada quanto aos meios como pesquisa participante, considerando a participação do pesquisador e dos sujeitos inseridos no contexto analisado, e aos fins como pesquisa do tipo Exploratória, Descritiva e Aplicada, além de documental e bibliográfica. O método de procedimento adotado nesta pesquisa foi o monográfico e a coleta de dados se deu via aplicação de entrevista semiestruturada, questionário, além do uso do roteiro de observação. Resultados indicam que a ausência de processos bem definidos, métodos de organização incoerentes com a natureza das atividades desempenhadas na unidade, além da não utilização de ferramentas de gestão documental para a massa documental física gerada, são os principais geradores dos gargalos identificados. Somado a isso, concluiu-se que a dependência da unidade ao sistema de prontuários eletrônicos utilizado, que não atende minimamente às necessidades informacionais, tornou a gestão da informação ineficiente e ineficaz.

Presidente - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Interna - 1265800 - PATRICIA LADEIRA PENNA MACEDO
Externa à Instituição - AURELIANA LOPES DE LACERDA TAVARES - UFPE
Notícia cadastrada em: 11/04/2024 10:41