Banca de DEFESA: REGILEUZA RODRIGUES CAMPELO BEZERRA PAZ

DISCENTE : REGILEUZA RODRIGUES CAMPELO BEZERRA PAZ
DATA : 30/04/2024
LOCAL: https://meet.google.com/ivh-fcgc-mxu

Estratégias para o Fomento da Comunicação Pública da Ciência no Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: elaboração de um guia de boas práticas

comunicação pública da ciência; comunicação científica; gestão do conhecimento científico.

As universidades, enquanto instituições sem fins de lucro, tem como objetivo atuar como facilitadoras na produção de novos conhecimentos, técnicas e de fomento de metodologias que podem potencialmente gerar inovação social, política e econômica. Para o cumprimento desses propósitos, este tipo de organização deve fazer uso de estratégias de comunicação e aplicação de recursos tecnológicos para a difusão de resultados de  investigação, dentre outros tipos de ações. No cerne deste processo está a comunicação científica que atua como uma importante alternativa para a difusão da informação científica entre os pares e para a sociedade em geral. No entanto, esse processo pode apresentar algumas limitações de natureza variada; o que pode vir a comprometer a divulgação científica de forma ampla e efetiva em benefício da sociedade. Nesse cenário, a comunicação pública da ciência (CPC) e gestão do conhecimento científico se apresentam e ganham relevância podendo ser utilizadas como estratégias para a resolução destas limitações. Considerando o exposto, essa pesquisa se reveste em um estudo em duas dimensões, uma teórica, em que lida com um referencial voltado para o conhecimento de conceitos operatórios tais como comunicação científica, gestão do conhecimento científico e comunicação pública da ciência e em sua dimensão prática, volta-se para o estudo empírico de práticas de comunicação científica e análise da incorporação de ações de comunicação pública da ciência por parte dos grupos de pesquisa do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a finalidade de se elaborar um guia de boas práticas neste âmbito. A metodologia utilizada quanto à natureza foi qualitativa e quantitativa, sendo exploratória-descritiva de acordo com os objetivos. Para descrever e explicar os fenômenos que foram estudados, foi feita uma pesquisa mista com uso do método de abordagem indutivo e o procedimento monográfico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados aplicados aos líderes dos grupos de pesquisa do Centro de Biociências. Resultados indicam que os grupos de pesquisa do referido centro abarcam uma ampla gama de áreas científicas. Quanto às práticas de comunicação científica, os respondentes indicam que têm preferência por divulgar seus resultados em periódicos revisados por pares e por meio de Anais de eventos. Outros resultados evidenciam o desconhecimento por parte de 47,8% da comunidade relativamente ao conceito e às práticas de comunicação pública da ciência e ainda, reconhecimento da necessidade de melhoria de ações de divulgação científica neste contexto estudado. Diante do exposto, este estudo buscou contribuir com a proposição de um guia de boas práticas para o fomento de ações divulgação científica e internalização de práticas de comunicação pública da ciência no referido centro com o potencial de ser aplicado em outros contextos com objetivos semelhantes.

Interna - 4894925 - ILAYDIANY CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA
Interna - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Externa à Instituição - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN - UFPB
Presidente - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI