Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA FREIRE OLIVEIRA ARAGAO DE MEDEIROS

DISCENTE : ANA CAROLINA FREIRE OLIVEIRA ARAGAO DE MEDEIROS
DATA : 22/04/2024
LOCAL: https://meet.google.com/zxg-sjvw-kvq

AUDITORIA DA GESTÃO DE RISCOS BASEADA EM CONHECIMENTO: FOCO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE DO BRASIL

gestão de riscos baseada em conhecimento; gestão de riscos; prática de gestão do conhecimento; auditoria de inteligência; universidade federal.

Os órgãos de controle da administração pública, em suas auditorias, têm dedicado atenção especial ao nível de maturidade da gestão de riscos adotada por cada instituição. Conforme dados do perfil integrado de governança organizacional e gestão públicas de 2021, elaborado pelo Tribunal de Contas da União, apenas três das dezoito universidades federais do nordeste do Brasil atingiram o estágio aprimorado de gestão de riscos, as demais estão divididas entre os estágios inexpressivo, inicial e intermediário. O diagnóstico de baixo índice de maturidade da gestão de riscos dessas instituições justifica que seja investigada novas ferramentas e metodologias que possam contribuir com a melhoria do gerenciamento desse processo, tais como as práticas de gestão do conhecimento e a gestão de riscos baseada em conhecimento. Nesse contexto, o problema da pesquisa é investigar como a gestão de riscos baseada em conhecimento pode contribuir para aperfeiçoar o processo de gestão de risco nas universidades federais do nordeste brasileiro? Diante disso, o objetivo geral é propor estratégias de gestão de riscos baseada em conhecimento para aperfeiçoar a gestão de riscos nas universidades federais do nordeste brasileiro. O alcance desse objetivo macro acontece mediante o percurso dos seguintes objetivos específicos: a) identificar as práticas de gestão do conhecimento e os componentes da estrutura de gestão de riscos baseada em conhecimento existentes no processo de gestão de riscos das universidades federais do nordeste brasileiro; b) verificar as características e benefícios das práticas e componentes identificados para a gestão de riscos; e c) propor diretrizes para implementação da gestão de riscos baseada em conhecimento nas universidades federais do nordeste brasileiro. Trata-se de uma pesquisa social aplicada com abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como exploratória e descritiva. No que se refere às técnicas de pesquisa, é empregado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2022), com uso da pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários e grupo focal. Quanto à análise dos dados, será operacionalizada mediante estatística descritiva e análise de conteúdo. Espera-se como resultado a elaboração de diretrizes fundamentadas na estrutura de gestão de riscos baseada em conhecimento proposta por Karadesheh (2010), para implantação nas universidades federais do nordeste do Brasil.

Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interno - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS