Banca de DEFESA: SHIRLEY CHARLANE RODRIGUES DE OLIVEIRA

DISCENTE : SHIRLEY CHARLANE RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA : 26/04/2024
LOCAL: https://meet.google.com/qsm-dvhj-zty

SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÃO E O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO USUÁRIO

Sistema integrado de informação. Comportamento Informacional. Usuário. Barreiras de Implantação.

Esta pesquisa trata da relação entre o sistema integrado de informação e o comportamento informacional dos usuários, buscando responder à seguinte questão: quais as barreiras percebidas para implantação de um sistema integrado de informação em uma empresa de logística sob o ponto de vista do usuário? Para tanto, definiu-se como objetivo geral identificar as principais barreiras que impactam na implantação de um sistema integrado de informação a partir da perspectiva do usuário. De maneira específica, o estudo estabelece quatro objetivos: (1) descrever como ocorreu o processo de implantação do sistema integrado de informação na empresa objeto de estudo; (2) identificar e validar a importância relativa dos fatores relevantes para a implantação do software do ponto de vista do usuário; (3) identificar se os fatores se constituíram em barreiras para o caso do insucesso da implantação do sistema; (4) elaborar um guia de implantação de sistemas integrados de informação considerando as barreiras identificadas sob o ponto de vista do usuário. Para atingir esses objetivos, utilizou-se de pesquisa descritiva com natureza aplicada, abordagem qualitativa e de perspectiva monográfica. Estudando o caso em profundidade, as técnicas empregadas para coleta de dados foram a pesquisa documental, o questionário e a entrevista. Para interpretar o material empírico, recorreu-se a análise de conteúdo de Bardin (1979) e, a partir dela, foi possível definir, sob a perspectiva do usuário, os fatores relevantes para a implantação de um sistema integrado de informação e como esses fatores se constituíram em barreiras na visão deles. Os resultados apontam que as barreiras percebidas pelos usuários se relacionam com as três dimensões propostas no modelo de Wilson (1989) – pessoais, sociais e ambientais –, sendo o comportamento informacional dos participantes diretamente afetado pela correlação entre as barreiras pessoais e sociais percebidas em relação aos papéis que eles exerciam dentro do contexto em que estavam inseridos. Assim, foi possível sugerir a elaboração do guia para implantação de um sistema integrado de informação, disponibilizando um material concreto para uso e consulta.

Presidente - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Interna - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA