GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DE INSTITUIÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DA CAMPANHA DA UFRN NO INSTAGRAM.
Gestão da informação e do conhecimento. Desinformação. Redes sociais institucionais da UFRN.
Com o passar dos anos, a sociedade foi modificando a sua maneira de interação e isso não seria diferente no que se refere à formação das suas redes sociais como um todo, incluindo as institucionais. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a importância da gestão da informação no combate à desinformação na rede social institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Instagram). Para o desenvolvimento da pesquisa, o trabalho foi dividido em três partes. Inicialmente, discorreu-se sobre Gestão da Informação e Conhecimento - GIC, depois foi abordada a noção de desinformação e, na última seção, foi desenvolvida uma discussão com base em autores que abordam o tema das redes sociais, com ênfase nos meios institucionais. A realização deste trabalho se justifica devido à necessidade de analisar se existe realmente a importância e relevância da GIC no combate à desinformação na rede social da UFRN (Instagram). A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa descritivo-exploratória. Um estudo que observa, relaciona e registra fatos ou fenômenos sem a utilização de manipulação e com aplicação de entrevista com o gestor da campanha “A universidade não pode parar”. Na análise dos resultados foi verificado que a Gestão da Informação é importante no combate à desinformação e, com isso, gerou uma série de proposta futuras como ter uma campanha permanente utilizando as multiplataformas e dar a possibilidade de criar manuais/cartilhas para auxiliar no combate da desinformação. Com o término da pesquisa, é visto que a temática abordada ainda pode ser aprofundada e trazer novos estudos para a área. Ficou evidente por meio da análise e entrevista que a gestão da informação ajuda e permeia na divulgação de notícias mais factíveis.