A Gestão da Informação no processo de contratação pública da Universidade Federal Rural do Semi-Árido: um estudo de caso nos contratos de serviços terceirizados
Gestão da Informação, fluxos informacionais, processo de contratação pública, mapeamento de processos.
As contratações públicas tem sido pauta de discussões cada vez mais aprofundadas por parte do governo, órgãos controladores e sociedade civil. A importância dessa temática está relacionada ao grande volume de recursos financeiros que são empregados todos os anos para aquisição de bens e serviços pelos órgãos públicos, impactando diretamente nas contas públicas. Além disso, esses processos se caracterizam por ter uma forte burocracia e complexidade, com uma grande quantidade de informações geridas, provenientes tanto do ambiente interno como externo da organização. Isso ocasiona, por muitas vezes, a realização de contratações ineficazes e que não atingem os objetivos propostos. Na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, os processos de contratações de serviços correspondem a quase 30% das despesas empenhadas pelo órgão nos anos de 2019 e 2020, evidenciando a sua relevância no âmbito da instituição. Dessa forma, esta pesquisa visa contribuir com a melhoria do processo de contratação pública de serviços terceirizados da instituição tendo como base a gestão da informação. A gestão da informação tem o potencial de proporcionar melhorias na eficiência dos processos de aquisições de materiais e serviços e auxiliar o tomador decisão na observância dos limites legais impostos pela legislação. O percurso metodológico da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, exploratória e o método de procedimento escolhido foi o estudo de caso. Dessa forma, para que os objetivos propostos sejam atingidos, a coleta de dados partiu da pesquisa bibliográfica, em que se revisou publicações que compreendem as temáticas de gestão da informação e do processo de contratação púbica no Brasil. Foram também aplicadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelo processo de contratação da instituição e os fiscais dos contratos firmados após a contratação, além de pesquisa documental. Após a coleta de dados, eles foram analisados e categorizados conforme as etapas do processo de gestão da informação, além da triangulação dos dados obtidos na pesquisa bibliográfica, entrevistas e pesquisa documental. Ao final do estudo, foi possível caracterizar e mapear os processos e subprocessos da contratação de serviços na instituição, identificando como ocorre o processo de Gestão da Informação nas fases interna e externa de contratação pública, subsidiando a proposição de produtos e serviços informacionais que contribuam para a melhoria da eficiência dos contratos firmados.